- Publicidade -
11.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Primeiro pedágio sem cancela de Minas começa a funcionar em junho

- Publicidade -
Primeiro pedágio sem cancela de Minas começa a funcionar em junho
Foto EPR Sul de Minas

O primeiro pórtico do pedágio sem cancela (freeflow) de Minas Gerais começará a funcionar a partir da 0h do dia 4 de junho (terça-feira). O sistema inédito de cobrança de pedágios nas estradas mineiras está localizado no km 12,7 da MG-459, em Monte Sião.

A tecnologia está sendo implementada pela EPR Sul de Minas, responsável por administrar oito rodovias no sul do estado. Desse modo, o projeto se caracteriza pela metodologia de passagem em fluxo contínuo com mais segurança e agilidade. E sem a necessidade de paradas durante o percurso. Por essa razão, a cobrança da tarifa é realizada através da etiqueta eletrônica (TAG) instalada nos para-brisas dos veículos ou pela leitura das placas.

- Publicidade -

Identificação

A estrutura do sistema freeflow de pedágio sem cancela é capaz, portanto, de identificar a placa e as características do veículo sem a necessidade de parar ou mesmo reduzir de velocidade. E ainda os sensores localizados nas estruturas do pórtico são capazes de identificar a altura, largura e comprimento. Além da quantidade de eixos rodantes e suspensos e funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade como neblina, período noturno e no acostamento. “O motorista não precisa parar ou reduzir a velocidade para passar pelo pórtico. Ele pode seguir pela via em velocidade constante, sem a necessidade de pausas. Vale ressaltar que, independentemente do trajeto, é necessário respeitar o limite de velocidade indicado na sinalização para evitar acidentes”, explica a diretora Érica Kawatake.

A inovação aplicada pela EPR Sul de Minas também diminui a emissão de gases poluentes dos veículos parados e reduz o impacto ambiental, evitando desapropriações e obras significativas nos locais onde estão sendo instalados os equipamentos.

- Publicidade -

Como efetuar o pagamento

Para facilitar o pagamento da tarifa, a recomendação é que os veículos estejam com a etiqueta de cobrança eletrônica (TAG) previamente instalada no para-brisa, para que o valor tenha faturamento automático. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Greenpass, assim como instituições financeiras disponibilizam este serviço por meio dos seus sites e aplicativos ou em pontos de venda.

Além de trazer mais comodidade, a etiqueta eletrônica ativa ainda gera descontos expressivos na tarifa para os condutores de veículos leves. E não precisa de cadastro junto à concessionária. Quem fizer esta opção, pode ter redução de até 72% no valor da tarifa. O Desconto de Usuário Frequente (DUF) está disponível através da EPR Sul de Minas. Seu funcionamento: a partir da segunda passagem pelo pórtico no mesmo sentido, dentro do mesmo mês, já iniciam descontos progressivos que vão até a 30ª passagem. A partir da 30ª passagem, dentro do mesmo mês, o valor cobrado permanece fixo em R$ 2,56.

- Publicidade -

Sem a tag

Entretanto, o condutor que não tem a tag possui alternativas para fazer o pagamento, que deve acontecer em até 15 dias após a passagem pelo pórtico. No formato digital, o pagamento pode ser no site da EPR Sul de Minas www.eprsuldeminas.com.br/freeflow ou aplicativo EPR pedágio sem cancela disponível na versão Android e IOS. Ou ainda se o usuário optar pelo cadastro no site ou APP, além da comodidade de pagar em casa, ele ainda recebe alertas a cada passagem pelo pórtico para acompanhar sua rotina.

No modo presencial, o motorista pode realizar o pagamento com cartão ou pix no totem EPR na Base de Atendimento ao Usuário da concessionária no km 53 da MG-290, pista sentido Borda da Mata, totem EPR localizado no Posto Canelão – km 78,5 da MG-290, pista sentido Jacutinga e totem EPR localizado no Posto Petro Center – no km 19,8 da MG-459, em Monte Sião. Além disso, também é possível pagar em dinheiro ou cartão em qualquer uma das demais sete praças de pedágio EPR Sul de Minas em operação.

Caso o débito da passagem não tenha quitação em até 15 dias após a passagem pelo free flow, o ato será caracterizado como evasão de pedágio. Portanto, o proprietário do veículo receberá multa, no valor de R$ 195,23 repassado ao Governo do Estado. Além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, em caso de dúvidas os usuários podem entrar em contato com a EPR Sul de Minas pelo 0800 290 0459. O canal de atendimento é gratuito e está disponível 24h por dia.

Acesse www.eprsuldeminas.com.br

Veja também
- Publicidade -









Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!