- Publicidade -
24.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Sul de Minas: mudança brusca no tempo no final de semana

- Publicidade -
Sul de Minas: mudança brusca no tempo no final de semana
imagem ilustrativa

Tem chovido bem pouco neste mês de maio na região Sudeste do Brasil, o que gera como consequência dias ensolarados, secos, quentes e com baixos índices de umidade relativa do ar. Isso sem falar da alta concentração de poluentes nos grandes centros urbanos.

A razão dessa falta de chuva é a ausência de sistemas meteorológicos capazes de gerar as instabilidades, como por exemplo, as frentes frias que têm encontrado forte dificuldade de avanço do Sul para o Sudeste devido ao padrão de bloqueio atmosférico, o qual foi rompido recentemente, mas ainda não permitiu o registro de chuvas mais abrangentes pela região.

- Publicidade -

Nesses últimos dias até houve o avanço de uma fraca frente fria pela costa do Sudeste, a qual permitiu que um canal de umidade provocasse mudanças no tempo, porém, de maneira bastante localizada. Houve registro de chuvas no leste do estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, mas sem volumes expressivos.

Mudanças bruscas nos próximos dias

Até o final dessa semana o tempo tende a mudar novamente em partes da região Sudeste devido ao avanço de outra frente fria que está se formando no Sul do Brasil hoje. O sistema deve avançar rapidamente e atingir o estado paulista já na manhã de sexta-feira (24).

- Publicidade -

Apesar do avanço da frente fria no final de semana, a expectativa é que o centro de baixa pressão atmosférica que alimenta o sistema se afaste bastante para o Oceano Atlântico e, com isso, o ramo da frente fria também vai se afastar do continente.

Isso significa que o canal de umidade já não ficará sobre o continente de maneira organizada e abrangente, o que vai gerar as mudanças mais bruscas no tempo em áreas mais próximas ao litoral como o leste de São Paulo, o Rio de Janeiro, no máximo o leste e o sul de Minas Gerais.

- Publicidade -

Essas áreas podem registrar um tempo mais nublado, chuvoso e com temperaturas bem mais baixas comparadas aos últimos dias. Na capital paulista, por exemplo, a máxima prevista nesta sexta-feira é de 30°C e no sábado (25) vai despencar para apenas 19°C. O domingo (26) será o dia mais frio com mínima de 13°C e máxima de apenas 16°C.

As pancadas de chuva mais rápidas tendem a se espalhar por todo o estado de São Paulo. E também pelo Rio de Janeiro, pelo Espírito Santo e pelo leste e sul de Minas Gerais. Porém, a maioria das cidades deve registrar apenas chuvas sem volumes significativos. Muitas devem registrar mais nebulosidade do que chuva em si, além dos períodos de melhoria com o aparecimento do Sol.

Onde o tempo não vai mudar

Apesar do avanço da frente fria nesses próximos dias, o tempo não vai mudar em todo o Sudeste, uma parte da região vai permanecer com tempo seco, predomínio de sol, pouca presença de nebulosidade e até mesmo altas temperaturas.

A condição será de tempo firme desde o centro de Minas. Passando pelo Triângulo Mineiro até chegar ao norte do estado, pelo menos até o domingo à noite.

Até por conta disso, é que as temperaturas amenas ficarão concentradas somente nas áreas que serão afetadas pela frente fria. No domingo à tarde, período em que os termômetros chamarão a atenção como já mencionado no caso da capital paulista, ainda fará muito calor em outras áreas como principalmente partes de Minas Gerais que permanecerão secas. Cidades no Triângulo Mineiro como Uberlândia ainda esperam máximas de 30°C. (Fonte: https://www.tempo.com)

Outras notícias

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!