O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), realiza série de ações para alertar a população mineira para uma realidade alarmante: em 2022, foram registradas 33.894 mortes no trânsito em todo território nacional.
Isso significa que a cada dia 92 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito, conforme dados da última estatística consolidada e disponibilizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (DataSus).
Acidentes de trânsito
O trânsito de Minas Gerais teve aumento de 22,6% no número de acidentes entre 2020 e 2023, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito. Assim, o crescimento faz com que o total de casos do ano passado, que ficou em 280.848 mil, supere os números de 2019, quando o total de sinistros chegou a 274.100. Neste Maio Amarelo, mês de conscientização para prevenção de acidentes, a marca mostra que, mesmo após a queda de casos com a pandemia de covid-19, MG voltou a um patamar muito alto.
Desse modo, o número de mortes aumentou 6,8%, de 1885 para 2014, no mesmo período. Já a quantidade de feridos teve pico de 482.672 em 2022, mas recuou para 477.697 no ano seguinte. Ainda assim, é maior que o ano pré-pandemia, quando foram 444.349 feridos (alta de 8,6%). Os números apontam para a necessidade de políticas de prevenção, conscientização e de tratamento para quem fica ferido após acidentes.
Ações educativas
As ações educativas promovidas em Minas durante o mês integram a campanha internacional Maio Amarelo 2024. Ela foi implementada no Brasil pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). E este ano traz o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”. O slogan busca conscientizar cada indivíduo sobre seu papel no desafio de um trânsito mais seguro.
Em Minas, a Gerência de Educação para o Trânsito do DER traz programação durante todo o mês de maio com o objetivo de sensibilizar a população sobre o assunto.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito e tem o objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.
O nome tem relação com as placas de sinalização de trânsito que indicam atenção e precaução.
Durante todo o mês de maio, diversas atividades acontecem em todo o mundo. O propósito é orientar os motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. E ainda adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.