- Publicidade -
17 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Poços tem mais de 16 mil microempreendedores individuais

- Publicidade -
Poços tem mais de 16 mil microempreendedores individuais
imagem ilustrativa

O Brasil possui 15,7 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) com CNPJ ativo. O dado é do levantamento mais recente do Ministério da Fazenda. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esse número representa cerca de 73% do total de empresas formais do país.

Poços de Caldas

Em Poços de Caldas, o número também é expressivo: 16.228 são optantes do sistema MEI. Segundo a MaisMei, as cinco principais atividades de atuação desses microempreendedores locais são: tinturarias, serviços de gravação de carimbos, aluguel de material médico, envasamento e empacotamento sob contrato, imunização e controle de pragas urbanas. A maioria dos trabalhadores neste setor é homem e a média de idade é 41 anos.

- Publicidade -
Poços tem mais de 16 mil microempreendedores individuais
Meios de atuação dos microempreendedores em Poços de Caldas

Visibilidade

O gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae Ênio Pinto diz que o MEI deu visibilidade para muitos negócios que estavam na informalização.

“A condição de MEI permite que você tire um empreendimento da informalidade e, a partir do momento que ele é formal — que terá condição inclusive de ter notas fiscais — [possa] vender para outras empresas, para o próprio governo. Portanto, acho que a figura do MEI é um divisor de águas na economia brasileira porque tira muita gente da informalidade e catalisa, impulsiona, acelera o processo de empreendedorismo na economia como um todo”, considera.

- Publicidade -

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a formalização dos microempreendedores individuais gerou um ganho de até R$ 69,56 bilhões na economia do país.

Entre as atividades econômicas mais comuns entre MEIs estão serviços de salão de beleza (cabeleireiro, barbeiro, manicure, etc.), com 1,02 milhão de CNPJs ativos. Na sequência estão os profissionais do setor de vestuário, com quase 977 mil CNPJs; e serviços de execução de alvenaria, com mais de 694 mil CNPJs.

- Publicidade -

Semana do MEI

Para quem deseja abrir um MEI, se formalizar ou quer alavancar os negócios, o Sebrae promove em todo o país, entre os dias 20 e 24 de maio, a Semana do MEI. Esta é a 15ª edição do evento que, este ano, tem o tema “Chega junto com o Sebrae”. Assim, de forma gratuita, a programação inclui atividades presenciais e online. Dessa forma, haverá palestras, oficinas práticas, cursos, além de networking e histórias inspiradoras de empreendedores de sucesso.

“A semana do MEI é a maior mobilização promovida pelo sistema Sebrae. A nossa intenção é profissionalizar ainda mais a condução desse pequeno empreendedor. Então vai ter um dia em que vamos abordar as questões ligadas a finanças, em outro a questão de planejamento, em outro a questão de vendas, vendas digitais inclusive. É atualizar o conhecimento que ele precisa ter para estar à frente desse empreendimento. E vir a ter uma possibilidade maior de sucesso”, explica Ênio Pinto.

A programação completa está disponível na página sebrae.com.br/semanadomei.

(Fonte: Brasil 61)

 

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!