O Governo de Minas lançou, nesta segunda-feira (20), o Programa Minas Forma, iniciativa pioneira desenvolvida para oferecer cursos gratuitos de formação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Poços de Caldas está entre as 101 cidades que vão receber a iniciativa.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) é responsável pelo desenvolvimento do Minas Forma, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac em Minas), que pertence ao Sistema Fecomércio MG.
“Esse modelo é inovador porque estamos desenvolvendo questões socioemocionais, para a pessoa saber que ela é capaz e pode ter autonomia da sua vida. Com o diferencial na mobilização e no acolhimento, assim como o acompanhamento socioassistencial individualizado para o desenvolvimento dessa pessoa. E ainda sua inserção nas oportunidades de trabalho”, explicou a secretária Elizabeth Jucá.
Capacitação profissional
O programa terá início com a disponibilidade 8,1 mil vagas, divididas em 356 turmas, distribuídas em 101 municípios Minas Gerais. Nesta fase, as vagas oferecidas serão para os setores de Turismo e Cultura, com foco no comércio e serviços, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).
Para a secretária-adjunta de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane Miriam de Souza, a iniciativa se insere no crescimento do setor no estado. E é fruto de políticas públicas da Secult-MG e da vocação dos setores ligados à economia da criatividade. O Minas Forma, portanto, foi desenhado para qualificar a mão de obra. Além de suprir demanda do mercado de trabalho e em acordo com os setores que mais abrem vagas.
Bolsa-auxílio
Os cursos são práticos, com carga horária que varia entre 35 horas/aula e 100 horas/aula. E ainda os estudantes regularmente matriculados serão beneficiados com o pagamento de bolsa-auxílio.
Os valores variam entre R$ 210 para as turmas de 35 horas e R$ 600 para as turmas de 100 horas. Quitados mediante presença regular em sala de aula.
Municípios
Entre os municípios da região de Poços que também receberão os cursos estão: Alfenas, Campo Belo, Caxambu, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Passos, Pouso Alegre, São Lourenço, Varginha.