Neste sábado, 18 de maio, é o Dia Internacional de Museus. Anualmente, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) propõe a realização da Semana Nacional de Museus, que marca a data e tem como objetivos atrair novos visitantes e refletir sobre o papel desta instituição na sociedade. Em Poços de Caldas, a programação preparada pelo Museu Histórico e Geográfico segue até o próximo domingo (19).
Assim, a iniciativa em âmbito local visa valorizar as atividades desenvolvidas pelo Museu, sobretudo em educação e pesquisa. E ainda dentro da temática proposta pelo Ibram para este ano: “Museus, Educação e Pesquisa”. A programação teve início na última terça-feira (14), com a abertura da exposição “Museu: o baú do saber”.
A mostra fica disponível na Sala de Exposições Temporárias Dona Nini Mourão até dia 12 de junho e reúne fotos das monitorias e pesquisas desenvolvidas pelo Museu, textos e gráficos explicativos sobre as atividades, painéis temáticos sobre ciclos econômicos da história da cidade e patrimônios locais. Além disso, livros sobre a história de Poços e cristais também serão expostos.
Palestras
Além da exposição, a programação também conta com a realização de palestras, que tiveram início também terça-feira (14), com os temas “Semana dos museus e o papel do MHGPC”, com Iuri Biagioni, e “Formação da caldeira vulcânica”, com o convidado Thomaz Alvisi de Oliveira.
As vagas para todas as palestras que compõem a programação são limitadas e garantidas por ordem de inscrição. Para se inscrever, basta acessar o link e preencher o formulário.
Confira a programação
17/05 – sexta-feira
19h – Palestra: Ciclos econômicos de Poços de Caldas
20h15 – Palestra: Café Vulcânico
19/05 – domingo
17h – Discotecagem com Lagunaz
18h30 – Grupo Leve: Leve completa 10 anos