A Secretaria Municipal de Saúde tem observado com preocupação um aumento significativo no número de faltas por parte dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nos mutirões de saúde destinados a reduzir as filas de espera para consultas e exames. Nas últimas duas semanas de atendimento, foi registrado um índice de 30% de abstenções. Esta situação compromete não apenas o andamento dos tratamentos médicos, mas também sobrecarrega o sistema de saúde e prejudica outros pacientes que aguardam atendimento.
Quando um paciente falta em um mutirão, não apenas adia seu próprio tratamento, mas também prolonga o sofrimento da sua condição de saúde. Além disso, o impacto financeiro para o serviço de saúde é significativo, uma vez que recursos foram alocados para subsidiar aquela consulta ou exame. E poderiam ser direcionados para outras necessidades de saúde.
Sua falta faz falta
Diante deste cenário, a Secretaria apela aos usuários do SUS que têm consultas ou exames agendados para que evitem faltar nas datas marcadas. Se, por algum motivo, não puder comparecer, entre em contato com o setor responsável com antecedência. Desta forma, será possível realocar o horário para outra pessoa que necessita do atendimento, contribuindo para a redução das filas de espera e garantindo que todos tenham acesso à saúde de forma mais ágil e eficiente.
Quem falta retorna ao fim da fila de espera. A colaboração de cada usuário do SUS é essencial para o sucesso dos mutirões de saúde e para o bom funcionamento do sistema como um todo.