- Publicidade -
8.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Fiasco: comédia francesa da Netflix é boa para fãs de ‘The Office’

- Publicidade -
Fiasco
Minissérie Fiasco está no catálogo da Netflix (imagem: divulgação)

Se você é fã de ‘The Office’, pode ser que goste também de Fiasco, minissérie francesa em cartaz na Netflix, que estreou dia 30 de abril. São sete episódios, cada um com duração de 30 a 40 minutos.

A história acompanha as gravações do filme ‘Uma Mulher Resistente’, por meio de um falso documentário. Este formato é possível graças à equipe de making off do suposto longametragem. Afinal, são essas câmeras que flagram os momentos mais constrangedores e as inúmeras falhas do processo de filmagem.

- Publicidade -

Neste contexto, a fotografia sofre influência direta da linguagem. Muitas cenas são vistas entre vãos de grades, portas e janelas, estratégia muito comum na versão norte-americana de ‘The Office’, que criou em tela um guia prático de como filmar ‘mockumentaries’ (pseudodocumentários).

As cenas de vergonha alheia são muitas, com risadas frequentes para quem gosta desse tipo de humor. O diretor do filme, Raphael Valande (Pierre Niney), tenta contar a história de sua avó, que ajudou judeus durante a Segunda Guerra Mundial, ao mesmo tempo que imagina as vidas passadas da heroína.

Desde a primeira tomada, tudo dá errado. É uma piada atrás da outra e às vezes acaba sendo um pouco cansativo, mas nada que um intervalinho não resolva.

Também é importante citar que este pano de fundo acaba sendo uma sátira da indústria cinematográfica, assim como uma mostra de como famílias cruéis e insensíveis podem criar adultos problemáticos.

Ainda tem um mistério, que segura a trama quando as piadas não funcionam. Um dos membros da equipe está sabotando os trabalhos. A investigação para descobrir o culpado leva a diversas suspeitas, chantagens e ainda mais constrangimento.

*João Araújo é jornalista, dramaturgo, documentarista, ator e palhaço.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!