Festival “Erê Convida”: Um mergulho nas culturas infantis dos povos de terreiros

Entre os dias 24 e 26 de maio, o Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição promove a segunda edição do Festival “Erê Convida”, uma celebração da cultura, educação e respeito pelas infâncias dentro das tradições dos povos e comunidades de terreiro. Desse modo, com uma programação diversa e gratuita, o evento acontecerá na avenida […]
PUBLICIDADE
Festival "Erê Convida": Um mergulho nas culturas infantis dos povos de terreiros
Divulgação

Entre os dias 24 e 26 de maio, o Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição promove a segunda edição do Festival “Erê Convida”, uma celebração da cultura, educação e respeito pelas infâncias dentro das tradições dos povos e comunidades de terreiro. Desse modo, com uma programação diversa e gratuita, o evento acontecerá na avenida Fosco Pardini, 3390, bairro São José, e está aberto a todos os interessados.

O festival, que carrega o tema “Culturas infantis dos povos de terreiros”, terá abertura às 19h, seguida pela exibição do documentário “Terreiros do Brincar”, produzido pelo Instituto Alana.

PUBLICIDADE

Atividades

Às 20h30, a mesa de diálogos “Culturas Infantis e Povos de Terreiros” contará com a participação de pai Thiago e mãe Fernanda, proporcionando uma reflexão sobre o assunto. “Este festival é uma porta aberta para que as crianças reconheçam e valorizem suas raízes culturais, em um ambiente de respeito e alegria. Além disso, nossa intenção é fortalecer também o olhar dos adultos para a importância das crianças dentro e fora dos terreiros”, destaca mãe Fernanda, que também é coorganizadora do evento.

PUBLICIDADE

Sábado, 25 de maio, as atividades começam cedo, às 9h, com brinquedos infláveis e brincadeiras tradicionais. Assim, ao longo do dia, serão oferecidas oficinas de Bonecas Abayomi,Artes Plásticas e uma vivência de Capoeira Angola, finalizando o dia com a exibição do filme “Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas” às 17h.

O encerramento do festival domingo, 26 de maio, será igualmente especial, com uma oficina de percussão tradicional, espaço tranças afro para crianças, espetáculo teatral e duas mesas de diálogos, “No giro das crianças: terreiro e pertencimento”, com a participação do professor Sidnei Nogueira e da professora Ellen de Lima Souza e “Paternidade negra e os meninos negros”, com Daniel Pereira e Thais Sena, do Laroyê Grupo de Pesquisa. O evento será coroado com o lançamento dos livros “Coisas do povo de santo” e “A menina dos cabelos d’água” de professor Sidnei, seguido de um animado Samba de Roda do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição às 18h.

PUBLICIDADE

O Festival exibirá ainda um varal de obras da artista mirim Marina de Nanã, proporcionando uma visão artística única das suas vivências no Terreiro.

“Queremos convidar a todos para se juntarem a nós neste evento de celebração e valorização das culturas de Terreiros. Queremos fazer deste evento um espaço de aprendizado, respeito e alegria”, relata pai Thiago, zelador do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição.

O festival conta com o patrocínio do Estado de Minas Gerais, da Secretaria de Cultura e conta com a produção da Moringa Produção Cultural.

A entrada é gratuita, as atividades de mesas de diálogos e exibição dos filmes são abertas a todos e as oficinas têm como público crianças de até 12 anos. Dessa maneira, toda a programação acontece no Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição.

PUBLICIDADE

Para mais informações, por favor, entre em contato com Thais Costa – Moringa Produção Cultural – 35 92000-0174.

Programação

Dia 24 de maio – sexta-feira

19h – Abertura do Festival Erê Convida

19h30 – Exibição do documentário “Terreiros do Brincar” – Instituto Alana

20h30 – Mesa de Diálogos “Culturas Infantis e Povos de Terreiros” com pai Thiago e mãe Fernanda

Dia 25 de maio – Sábado

9h às 11h – Brinquedos infláveis e brincadeiras tradicionais

13h – Oficina de Bonecas Abayomi – com Lúcia Vera

14h – Oficina de Artes Plásticas – com Bruna Fanuchi

15h – Vivência Capoeira Angola – com Prof. Danilo Abreu

PUBLICIDADE

17h – Exibição do filme “Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas” – Produtora Pâmela

Peregrino e Ìtàn Cinema

Dia 26 de maio – Domingo

9h às 11h – Brinquedos infláveis e brincadeiras tradicionais

9h às 11h – Espaço Tranças Afro para crianças – com Manuh Felisbino

13h – Oficina de percussão tradicional – com Émerson de Oxalá

15h – Espetáculo Tereza de Benguela – com Leidy Nara e Augusta Clementino

(classificação 10+)

16h – Mesa de Diálogos “No giro das crianças: terreiro e pertencimento” – com Prof. Sidnei

Nogueira e Profª. Ellen de Lima Souza

17h30 – Mesa de Diálogos “Paternidade negra e os meninos negros” – com Daniel Pereira e

Thais Sena do Grupo de Pesquisa Laroyê

18h30 – Lançamento dos livros “Coisas do povo de santo” e “A menina dos cabelos d’água” – do professor Sidnei Nogueira

PUBLICIDADE

19h – Samba de Roda do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição

O Festival conta ainda com um varal de exposição das obras de Marina de Nanã

 

Outras notícias

 

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Previsão do tempo neste sábado

Previsão do tempo neste sábado

A previsão do tempo para o sábado (8) é de chuva durante o dia e à noite em Poços de Caldas e região. PUBLICIDADE Além…

Don`t copy text!