A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) divulgou, na sexta-feira (10), a lista de organizações de catadores de materiais recicláveis atuantes em Minas Gerais. De acordo com a Semad, o levantamento inclui as cadastradas no Programa Bolsa Reciclagem, assim como outras organizações identificadas.
Clique aqui para acessar a lista e o mapa das organizações em Minas Gerais. A representante local é a Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação de Poços de Caldas (Coopersul).
Ainda segundo a Semad, a relação tem como objetivo subsidiar a atuação da Secretaria. Principalmente, na execução da política pública de gestão de resíduos com a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis.
As organizações que queiram entrar na lista podem enviar as informações por meio deste link. A atualização da lista vai ocorrer a cada dois meses.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, comenta o assunto. “As organizações de catadores executam um trabalho essencial para o meio ambiente e para toda a cadeia da reciclagem e precisam ser devidamente reconhecidas por este trabalho desenvolvido”.
A metodologia é pioneira e cumpre a determinação prevista na Deliberação Normativa Copam nº 249, assim como no Decreto Federal nº 11.413. O decreto prevê que “as entidades gestoras buscarão o esgotamento de resultados oriundos das organizações de catadores de materiais recicláveis antes de usar os créditos de reciclagem oriundos de outros operadores logísticos”.