Na segunda-feira, 13 de maio, feriado municipal da Festa de São Benedito em Poços de Caldas, encerra-se a programação religiosa e cultural dos festejos. Às 10h, na capela de São Benedito, será realizada a missa festiva presidida pelo bispo diocesano Dom José Lanza Neto. Haverá a presença dos Ternos de Congos e Caiapós.
Já às 16h tem início a procissão solene. Os fieis percorrem as ruas da região central da cidade, retornando à capela e encerrando a programação cultural e religiosa da centenária Festa de São Benedito.
Tradição
O 13 de maio é o dia solene da festa, quando sacerdotes, congadeiros e devotos se unem nas celebrações, tanto na procissão quanto na missa. Segundo a presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Eduarda Carimbá, a fé e a devoção a São Benedito são, portanto, os motivos para continuar mantendo a tradição.
“A tradição começou com nossos antepassados que foram lutando para cada vez mais conseguir espaço para mostrar sua devoção. Desse modo, isso foi influenciando a nova geração a não deixar perder essa festividade. Essa festa é grandiosa porque, nesse sentido, envolve várias comunidades e várias gerações”, destaca.
Associação
A Secretaria Municipal de Cultura repassa anualmente à Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas o total de R$ 75 mil, por meio de Termo de Cooperação, para auxiliar na participação dos seis Ternos de Congos: São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Santa Bárbara e São Gerônimo, assim como Santa Efigênia e Nossa Senhora da Saúde. Além do Grupo de Caiapó do São José. Neste ano, também participa das festividades o Grupo de Caiapós do Vila Cruz.