- Publicidade -
14.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Documentário registra ritual de fé de Congadas de Poços de Caldas

- Publicidade -
Documentário registra ritual de fé de Congadas de Poços de Caldas
De Dani Alvisi, o filme trata do “firmamento” que antecede os cortejos de três de Ternos de Congos

Na centenária e tradicional Festa de São Benedito, os Termos de Congos de Poços de Caldas se prepararam para um ritual que se repete todos os anos, como momento de fé da comunidade em louvor ao santo negro. Passado de geração a geração, o “firmamento” antecede os cortejos e festejos de três congadas da cidade.
Esse é o tema do documentário “Firmamento”, de Dani Alvisi, que vai registrar a preparação dos mestres Mãe Divina, Mãe Lurdinha e Thiago de Paula Pereira para as saídas e festejos das congadas de São Gerônimo e Santa Bárbara, Nossa Senhora da Saúde e Nossa Senhora do Carmo, respectivamente.

Herança

Herança das religiões de matriz africana, onde a fé e a cultura se juntam, o “firmamento” é, portanto, uma preparação que compreende rituais com ativações das forças que são ligadas ao grupo e equilibram e energizam positivamente seus integrantes. Dani Alvisi explica que “firmar” significa fixar-se, adquirir estabilidade, e fazer uma firmeza é fixar energias benéficas e protetoras para que tudo seja feito pelos ternos de congo de forma abençoada.
Desse modo, os rituais de “firmamento” são diversos e neles são utilizados vários tipos de elementos como velas, pedras, líquidos, flores, fitas, linhas, toalhas, incensos, fumos, guias de contas. São esses os símbolos que, de acordo com a diretora de arte e roteirista do documentário, interessam à construção estética do filme. “Sem compromisso de traduzir ou explicar estas manifestações, o roteiro do filme tem sua narrativa centrada nas experiências de fé, individuais e coletivas, que identificam cada grupo na sua essência e historicidade”, afirma Dani Alvisi.

- Publicidade -

Preservação

Por isso, para além do registro, Firmamento tem a intenção de contribuir com a preservação das manifestações da cultura tradicional da cidade de Poços de Caldas e como território cultural traz imagens da Festa de São Benedito, da Retirada dos Caiapós do Mato, da Missa Conga e da Procissão do 13 de maio. “Acreditamos na linguagem documental como importante ferramenta de salvaguarda da cultura da comunidade poços-caldense”, conta Dani.

Documentário

O documentário “Firmamento” teve produção com recursos da Lei Paulo Gustavo aprovada em 2023. Com incentivo ao cinema nacional, está entre 10 produções audiovisuais de edital público em Poços de Caldas.
Conta com a produção da Lavanda Cultural, técnica audiovisual da Retratar-te e apoio da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas. Desse modo, com previsão de estreia para o segundo semestre no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas, no canal da Lavanda Cultural e circuitos nos cinemas locais, “Firmamento” terá medidas para pessoas com deficiência, em versões com tradução para libras e audiodescrição.

Produção

Pedagoga graduada pela PUC-MG, especialista em Artes Visuais – Cultura e Criação pelo Senac/MG, é arte-educadora na Educação Básica desde 1997. Atua nas áreas de Artes Visuais, Cênicas e Dança. Fotógrafa, documentarista e produtora cultural, participou de várias mostras coletivas. Ainda realizou exposições individuais, criou e produziu documentários relacionados à memória da cidade. Também é produtora e gestora cultural, sócia-proprietária da agência Lavanda Cultural.

Ficha técnica
Roteiro e Direção de Arte: Dani Alvisi
Produção: Lavanda Cultural
Direção e Montagem: Robson Américo
Direção de Fotografia: João Paulo Ferreira
Cinegrafia: Maria Carolina Souza Blasi e Graziela Alves Ferreira
Designer de som e Produção musical: Leonardo Pereira do Santos
Produção Executiva: Bibi Rodriguez
Pesquisa: Dani Alvisi
Assistente de Produção: Lilia Regina Clementino e Rafaela Jacon
Assistente de Cinegrafia e áudio: Guilherme Alves Pereira e Pedro Delboni
Artes e Redes Sociais: Paulo Tothy

Outras notícias

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!