- Publicidade -
14.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Tempestade solar chega hoje à Terra e pode interferir na internet

- Publicidade -
Tempestade solar chega à Terra
imagem ilustrativa

A Terra será atingida, na noite desta sexta-feira (10/5), por uma tempestade solar. Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), o fenômeno é o mais intenso em 165 anos e deve gerar queda de energia e alteração no sistema GPS. O evento, severo, severa ainda pode desencadear apagões e interromper satélites em órbita e redes de energia na Terra neste fim de semana.

A tempestade geomagnética deve chegar ao nível G4, o segundo mais alto em uma escala de cinco níveis, e os efeitos disso estão previstos para esta sexta-feira (9) até o próximo domingo (12).

- Publicidade -

Segundo a NOAA, desde quarta-feira (8) o sol tem produzido fortes explosões solares, que resultaram em cinco explosões de plasma. Cada uma delas pode conter bilhões de toneladas de plasma solar.

A NOAA chama isso de evento incomum, apontando que as explosões parecem estar associadas a uma mancha solar com 16 vezes o diâmetro da Terra.

- Publicidade -

Em 1859, a Terra presenciou um fenômeno igual, quando uma tempestade solar conhecida como Carrington foi responsável por incendiar estações telegráficas e cortar as comunicações no mundo inteiro. A expectativa dos cientistas é de que o impacto seja inferior.

Outras notícias

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!