A intensa onda de calor que tem gerado temperaturas acima do normal na maior parte do centro-sul do país tem chamado a atenção por semanas consecutivas devido ao padrão de bloqueio atmosférico que tem impedido o avanço das frentes frias que chegam ao Sul do Brasil, mas não conseguem avançar para o Sudeste e para o Centro-Oeste.
Com dias secos, ensolarados e sem muita presença de nebulosidade, tem sido impossível segurar o aumento das temperaturas principalmente à tarde. Aliás, nesta época do ano é até comum noites, madrugadas e manhãs mais frias, e tardes ainda relativamente quentes, mas o problema é que até os períodos que seriam mais frios estão abafados.
Calorão no final de semana
A onda de calor não vai embora por enquanto, pois o quadro de seca vai permanecer no Brasil central nos próximos dias. No final de semana esse calor acima do normal ainda estará em bastante evidência, como é o caso de Mato Grosso do Sul com máximas que podem passar até dos 35°C.
Dia das Mães
Domingo (12), Dia das Mães, o predomínio do sol e o calor intenso ainda serão os destaques. O que, inclusive, abrirá espaço para a comemoração da data no litoral. Em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, a máxima prevista é de 34°C. Mesma temperatura esperada no Rio de Janeiro, que terá sensação térmica ainda maior.