- Publicidade -
14.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Veja a programação do Flipoços neste domingo

- Publicidade -

A programação do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) neste domingo (28) inclui alguns dos principais nomes desta edição. O escritor Ignácio de Loyola Brandão e a jornalista Vera Magalhães estão entre as atrações.

Esta edição do Flipoços acontece no Parque José Affonso Junqueira (atrás do Palace Hotel). Além disso, outros espaços recebem o Flipoços: Chocolateria Lascaux (Parque José Affonso Junqueira,  Galeria 23D), Bold Bloom Coffee (avenida Francisco Salles, 82, Centro), Thermas Antônio Carlos (rua Junqueiras, s/n, Centro) e L’ami Bistrô (rua Prefeito Chagas 31, Centro).

- Publicidade -

O evento segue até 5 de maio. Clique aqui para ver a programação completa e confira abaixo as atrações do Flipoços neste domingo.

Flipoços
Ignácio de Loyola Brandão é patrono do Flipoços (foto: divulgação)

10h | Palco Sesc Sulfurosa

- Publicidade -

Encontrão dos Escritores Independentes. Mediação de Tadeu Rodrigues.

10h30 | Coreto Cultural

- Advertisement -

A inclusão pela leitura e as políticas públicas para o livro no Brasil, com Fabiano Piúba (secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC), Lucas Amorim (diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais) e Lizandra Magon de Almeida (presidente da Libre). Mediação de Rosana Mont’Alverne, editora e escritora.

12h | Coreto Cultural

O Sesc e seu fundamental papel no fomento da cultura brasileira, com Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor regional do Sesc São Paulo desde novembro de 2023. Economista, sociólogo e educador. Ingressou na instituição em 1968, tendo ocupado diversos cargos e funções na área de finanças e administração. Trabalhou ao lado de Danilo Miranda, a quem o Flipoços presta homenagens.

Ciclo Cozinha Mineira | Oferecimento Caminhos Gerais | Palco Sulfurosa

13h30 | Eduardo Frieiro. Feijão, angu e couve e a comida nas narrativas literárias de minas. Apresentação de Juliana Duarte. Mediadores: professor José Newton Coelho Meneses e chef Edson Puiat.

15h | Comida, gosto alimentar e narrativas: de Saint Hilarie memórias e práticas, com professor José Newton Coelho Meneses. Mediação de Carolina Figueira da Costa e Juliana Duarte.

16h30 | Frente da Gastronomia Mineira – sabores e saberes do cerrado – a história do marolo de Paraguaçu. Anfitrião Chef Edson Puiati. Apresentação de Gilmara Aparecida de Carvalho, Luiz Felipe de Paiva Lourenção, Mariana Mirelle Pereira Natividade, Roberto Brasileiro Prado, Sandro Adauto Palhão e Ivan Figueiredo. Mediação de Platinny Dias de Paiva e Rafael Huhn. Ao final, exibição do documentário Terra do Marolo – produção: AME Cultura.

No Happy Hour | Aula Show

Aos final dos painéis, o pessoal do Caminhos Gerais e Frente da Gastronomia Mineira fará o lançamento do e-book “Cultura Alimentar e Gastronomia como oportunidade de fomento ao turismo e desenvolvimento territorial”, resultado do Programa Prepara Gastronomia 2023, realizado em Poços de Caldas.

Gran Finale!

Para encerrar o Ciclo de Gastronomia e Literatura do Flipoços 2024, vai acontecer no mesmo local (próximo ao Palco Sulfurosa) a aula show Caldeirão Vulcânico, confecção e apresentação de um prato utilizando ingredientes produzidos localmente, salientando a identidade gastronômica de Poços de Caldas.

13h30 | Coreto Cultural

Literatura Fantástica: a literatura inspirada por elementos mitológicos e pela cultura nerd. Com o prodígio escritor Cacá Gontijo. Oferecimento Editora Devir.

14h | Chocolateria Lascux

Entenda a Lei Castilho, com Luis Antonio Torelli e José Castilho. A lei 13.696/2018, da Política Nacional de Leitura e Escrita do Brasil, leva o seu nome em reconhecimento ao trabalho que realiza em prol do livro e da formação de leitores.

15h30 | Coreto Cultural

Política, Cultura e Fake News – uma análise do Brasil sob a ótica da literatura. Com os jornalistas Patricia Campos Mello, repórter especial da Folha de São Paulo, comentarista da TV Cultura e escritora e Carlos Andreazza, colunista de O Globo, que lançou o canal Sem Espuma no Youtube. Mediação da jornalista Vera Magalhães, jornalista de política há 31 anos e âncora do programa Roda Viva, da TV Cultura.

16h | Chocolateria Lascaux

A pluralidade das literaturas feitas por escritoras brasileiras, com Renata Giriolli (autora de Sobredor), Dia Nobre (autora de Incêndios da Alma), Maria Dolores (autora de Na soleira, os sapatos). Mediação de Silvia Schmidt.

17h | Bold Bloom Cooffe

Literatura e Cinema, com Fabiano Piúba, Mário Alves Coutinho e Mariana Mol. Mediadora Aryanne Ribeiro. Na sequência, exibição de curtas literários e de educação. Parceria com a Mostra de Cinema de Fama.

17h | Palco Sesc Sulfurosa | Festa Levedo & Letras | Oferecimento Loren Truck Beer

Apresentação de Thiago Antonioni. Intervenção do Chinook, o mascote da Maple Bear.

18h | Coreto Cultural

Encontro Especial entre o patrono e o sulfuroso – uma conversa entre os amigos. Com Ignácio de Loyola Brandão e Chico Lopes. Vida e obra de alguns dos mais importantes escritores brasileiros. Na sequência, sessão de autógrafos.

20h | Palco Sesc Sulfurosa | Festa Levedo & Letras | Oferecimento Loren Truck Beer

Elxs Ñ Sabem A Minha Língua. Variações de Hip Hop, Jazz, Rap, MPB, Spoken Word com Vinicius Terra e DJ G.a.Bo.. Um delicioso show que misturas estilos e enaltece a lusofonia.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!