O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) reforça que dia 8 de maio será o prazo final para as pessoas eleitoras solicitarem a emissão da primeira via do título (alistamento eleitoral), a revisão de seus dados, a transferência ou a regularização do título eleitoral e a realização da coleta biométrica, para quem pretende votar nas eleições de 2024.
Para tanto, o cartório eleitoral de Poços de Caldas está divulgando seus horários especiais de atendimento. Segundo Antônio Carlos de Sousa Pereira, chefe da 350ª Zona Eleitoral de Poços, até dia 8 de maio os horários serão: de segunda a sexta-feira das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados das 9h às 18h.
Biometria
Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores devem apresentar documento oficial de identidade que comprove a nacionalidade brasileira e comprovante de endereço. São aceitos como documento a carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento. “Não são aceitos o novo passaporte e a carteira de habilitação, sendo que este último documento só não vale para quem nunca se alistou. Homens que vão fazer o alistamento eleitoral devem, portanto, apresentar também comprovante de quitação do serviço militar”.
Título de eleitor e outros serviços
Ainda de acordo com Pereira, para tirar o título, o eleitor deve apresentar documento de identidade com foto e comprovante de endereço (conta recente de luz, água, telefone). Homens entre 18 e 45 anos devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar. Para a transferência de domicílio eleitoral também exigem-se documento de identidade com foto, comprovante de residência há, no mínimo, três meses no novo endereço. E também título de eleitor, se ainda o possuir.