
A artista, atriz, professora e contrabaixista Julia Montezano realizará, no dia 4 de maio (sábado), a roda de conversa “Mulher no Contrabaixo: força e masculinidade”. O evento acontece no Teatro Benigno Gaiga (Urca), às 20h, com entrada gratuita.
De acordo com Julia Montezano, a roda de conversa vai abordar sua história pessoal com o instrumento, o ambiente musical majoritariamente masculino, a necessidade de força corporal específica para tocar o contrabaixo, sensações ao longo da carreira musical e a desconstrução de estereótipos a partir da presença da mulher na música. Além disso, haverá abertura para perguntas e dúvidas sobre o tema e o contrabaixo acústico.
O evento é uma ação de contrapartida do projeto “Mulher no Contrabaixo: força e masculinidade”, aprovado no edital Lei Paulo Gustavo 2/2023 – concessão de bolsas culturais, da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

Neste projeto, é importante ressaltar a presença e contribuição de mais duas mulheres contrabaixistas: Leticia Felicia e Julia Sarti. Junto de Julia Montezano, o trio vai tocar uma peça de contrabaixo escrita pela compositora Ida Carroll.
Julia Montezano estuda contrabaixo desde os 15 anos de idade. Este projeto fomentou a pesquisa continuada na cidade de Ribeirão Preto (SP), sede do grupo de contrabaixos Baxô, do qual participa desde a formação em 2020.
Serviço
O quê? Roda de conversa do projeto “Mulher no Contrabaixo: força e masculinidade”
Onde? Teatro Benigno Gaiga (Espaço Cultural da Urca)
Quando? 4 de maio, às 20h
Quanto? Entrada gratuita
Quem? Julia Montezano, Julia Sarti e Leticia Felicia.