Os olhares curiosos poderão, mais uma vez, buscar o céu para outro fenômeno astronômico. Nesta terça-feira (23), por volta das 17h30, a “lua cheia rosa” poderá ser contemplada em todo o Brasil.
Contudo, apesar do nome, o nosso satélite natural não muda de cor. O “rosa” foi dado pelos povos nativos do Hemisfério Norte e tem associação com o início da primavera, fazendo referência à flor Phlox subulata – ou rosa musgo – que desabrocha no leste do continente.
Para ver o fenômeno, basta observar o céu, sem nenhum equipamento, binóculos ou lunetas, quando a lua deve surgir no horizonte.
A recomendação é apenas encontrar um local com o mínimo de poluição luminosa possível e com uma visão clara do céu.
Wesak
Esta lua cheia de abril também é conhecida como “Lua de Wesak” ou “Lua de Buda”, de grande importância para as religiões orientais, que festejam o nascimento, a Iluminação e a morte de Buda. Portanto, para eles, é um dia poderoso para meditações e intencionar metas e crescimento.
Superlua
O acontecimento desta terça-feira não será uma “superlua”. Este outro fenômeno se dá quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu, ou seja, quando está mais próxima da Terra. Essa movimentação resulta em uma lua cheia cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu, momento em que ela está mais distante.