- Publicidade -
24.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Ternos de Congos e Caiapós de Poços são destaques na maior feira de turismo da América Latina

- Publicidade -
Ternos de Congos e Caiapós de Poços são destaques na maior feira de turismo da América Latina
Ogã de Poços de Caldas, Maria Augusta Clementino, na WTM (Foto: Léo Bicalho)

Pelo terceiro ano, as manifestações tradicionais culturais dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas contagiaram o público que visitou o estande mineiro, durante a World Travel Market Latin America (WTM Latin America). É a maior feira de turismo da América Latina, que se encerra nesta quarta-feira (17), em São Paulo-SP.
Durante a terça-feira (16), representantes dos Ternos de Congos e Caiapós da cidade estiveram novamente presentes, juntamente com a mestre ogã Maria Augusta Clementino, da Tenda de Umbanda Santa Bárbara Oya Ogum Guerreiro.
As expressões culturais poços-caldenses foram destaques da programação organizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, ressaltando, assim, as afromineiridades e a diversidade cultural do estado. Os representantes dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas foram recebidos pelo vice-governador de Minas Gerais Mateus Simões e pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais Leônidas Oliveira.
“A presença da cultura dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas na WTM, portanto, é mais uma forma de projetar as tradições mineiras para além do próprio estado. Dando visibilidade a tradições que emocionam o público e atraem turistas, movimentando a economia de cidades e distritos mineiros”, avalia o vice-governador professor Mateus Simões.

Poços de Caldas

Representantes das Secretarias Municipais de Cultura de Poços e da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Secretaria de Planejamento também estiveram no evento. “A participação de Poços de Caldas demonstra, sobremaneira, o nosso compromisso com a cultura tradicional e, em especial, com os Ternos de Congos e Caiapós. Nossa expectativa é que essas ações atuem na valorização, na preservação e na continuidade dessas manifestações tradicionais”, enfatizou o secretário Gustavo Dutra.
Ele ressaltou que a participação dos Ternos de Congos e Caiapós na WTM 2024 teve dedicação à memória de Zilma Maria da Costa Domingos, do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário, falecida em fevereiro deste ano. Por questões de saúde, a capitã do Terno de Congo de Santa Bárbara e São Gerônimo, Dona Orlanda da Conceição, e o capitão do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário, Benedito Luiz da Costa, o Seu Ditinho, não puderam estar presentes na feira.
“Poços de Caldas no centro do turismo de Minas Gerais. E, no stand WTM Latin America inundou o espaço com cultura, tradição e mineiridade. Nossa cidade turismo é das mais belas do país e cada dia ocupa mais espaço no cenário nacional e internacional como um destino de lazer, saúde, gastronomia de excelência e relaxamento. É um deleite para as férias ou para qualquer dia do ano”, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira.

- Publicidade -

Ternos de Congos de Poços de Caldas

Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito. Realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda na então Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas.
Os tambores reverenciam a fé e a devoção do povo ao Santo Negro, marca do sincretismo tão característico da cultura mineira. Segundo o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, “o Congado é uma dança que lembra a coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola. Acompanhados de um cortejo compassado, levantamento de mastros e música. Esta manifestação cultural e religiosa, de influência africana, ocorre em algumas regiões do Brasil. Os temas são a devoção a São Benedito e o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário”. Em Poços de Caldas, a tradição está ligada também aos Grupos de Caiapós, irmanados aos negros.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!