- Publicidade -
10.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Horto Municipal completa 92 anos de atividades

- Publicidade -
Horto Municipal completa 92 anos de atividades
divulgação

Você sabe de onde vêm as plantas que colorem os jardins das praças centrais e também das áreas de lazer dos diversos bairros de Poços de Caldas? Em sua grande maioria, elas são cultivadas por servidores municipais, no Horto Municipal Armando Mendes, localizado nas dependências do Country Club.
O Horto Municipal, ligado à Secretaria de Serviços Públicos, produz em média 2 mil mudas por mês, com uma diversidade aproximada de 120 espécies, através da produção de 13 servidores municipais. Em 2023 foram 37.300 mudas de árvores. Destas, 17.100 foram plantadas em espaços públicos. As demais a população ganhou em doação durante campanhas de conscientização sobre o meio ambiente e também houve ações de parceria com outras instituições.
“A produção do nosso Horto Municipal supre as necessidades do município na questão de plantio de árvores e também plantas decorativas dos canteiros dos jardins espalhados pela cidade. É um trabalho fantástico, realizado por apenas 13 funcionários que se dedicam com muito amor e cuidado às suas funções”, ressalta o secretário de Serviços Públicos Celso Donato.

Campanhas de conscientização, com distribuição de mudas

Além da atenção ao cultivo das mudas, o Horto Municipal tem desenvolvido diversas ações de conscientização ambiental em unidades escolares. Neste sentido, o Horto também desenvolve parcerias com outros órgãos e instituições realizando plantios em áreas degradadas e doação de mudas em datas simbólicas. As equipes do Horto promovem ainda palestras para estudantes, visitas guiadas e blitz educativas.
Fundado em 1932, há quase um século, o Horto Municipal vem contribuindo para que Poços de Calda seja referência nacional nos seus belos jardins e pelo seu exuberante paisagismo. O atrativo está listado no portal Turismo Brasil, como um dos locais que vale a pena a visita por suas belas paisagens.
As ações desenvolvidas no horto são fundamentais no projeto de replantio de árvores que a prefeitura desenvolve desde 2022. A previsão é de plantação de 27 mil novas árvores em 2024. Neste total, estão incluídas 15 mil mudas de espécies nativas, produzidas pelo Jardim Botânico de Poços de Caldas.

- Publicidade -

História

O Horto Municipal Armando Mendes está comemorando 92 anos de atividades, tendo sido fundado na década de 1930. O intuito era fornecer mudas de flores e árvores para os jardins do Parque José Affonso Junqueira e praça Pedro Sanches. Com o crescimento da cidade e surgimento de novas áreas com jardins, as atividades do horto também se expandiram. Hoje é responsável por atender toda a demanda da Secretaria de Serviços Públicos no fornecimento de mudas para projetos paisagísticos.

Quem foi Armando Mendes?

Armando Mendes nasceu em Portugal, e aos 15 anos veio para o Brasil, escolhendo Poços de Caldas para plantar suas raízes. Aqui desenvolveu intensa atividade, destacando-se como grande conhecedor de sua especialidade. Contratado pela prefeitura, em pouco tempo se tornou o chefe do setor. Ele cuidava do Parque José Affonso Junqueira e ainda dos jardins do Vila Cruz, das praças Pedro Sanches e D. Pedro II. Era também encarregado do Horto Florestal e de alguns jardins residenciais, além das fontes luminosas do Vila Cruz, das Rosas e do Parque José Affonso Junqueira.
Em 1931, casou-se com Santa Luisi, união que lhe trouxe os filhos Maria Aparecida, Mércia, Mercedes e Mauro Mendes. Fez o Tiro de Guerra em 1942 e obteve o certificado de Reservista, naturalizando-se brasileiro. Em 1948, fez o Curso no Instituto Agronômico da Secretaria da Agricultura de Minas Gerais, conquistou o Certificado de Prático em Reflorestamento. Aposentou-se em 1961, mas continuou a trabalhar por mais 20 anos. Faleceu em 1987.
Para sua neta, Maria Virgínia Mendes, professora da rede municipal, seu avô era um “herói anônimo”, que trabalhou durante 60 anos formando e cuidando dos parques e jardins de nossa cidade. “Cada plantinha, para ele, era única, especial como se fosse mesmo um filho e não é exagero não, quem teve o prazer e a honra de conhecê-lo sabe de que estou falando. O Horto Municipal Armando Mendes traz a alma de meu avô em cada milímetro de chão, de cada folha”, relembra a neta em depoimento nas redes sociais.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!