- Publicidade -
24.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Terreiro de Umbanda de Poços tem trajetória reconhecida pelo estado de Minas Gerais

- Publicidade -

 

Terreiro de Umbanda de Poços tem trajetória reconhecida pelo estado de Minas Gerais
Divulgação

O Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição em Poços de Caldas, tradicional espaço dedicado à a prática do culto de Umbanda e à preservação das tradições dos povos de terreiros e afro-brasileiras, foi reconhecido pelo Estado de Minas Gerais. Através da Secretaria de Turismo e Cultura, teve reconhecimento por sua trajetória cultural e religiosa na promoção, valorização e preservação da cultura dos povos de terreiros e cultura afro-brasileira.
O reconhecimento, concedido através do edital estadual LPG nº11/2023, destaca o papel fundamental do terreiro na manutenção e difusão das tradições ancestrais. Contribuindo, assim, significativamente para a riqueza cultural e histórica da região.

- Publicidade -

Tradição

Este reconhecimento, portanto, é fruto do trabalho dos dirigentes do Terreiro, filhas e filhos da casa e de toda a comunidade, que ao longo dos nove anos de existência têm dedicado esforços significativos para manter viva as heranças e tradições dos povos de terreiros e promover o diálogo e conhecimentos acerca das religiões de matriz africana. Em suas palavras, Thiago Anderson da Costa, pai de santo e zelador da casa, expressa sua gratidão e compromisso.
“É com imensa alegria que recebemos este reconhecimento do Estado. Este é um reflexo do trabalho e dedicação de nossa comunidade e dos filhos e filhas que se empenham diariamente para preservar e compartilhar as tradições e saberes. O prêmio não é apenas um reconhecimento, mas um incentivo para continuarmos a nossa missão de fortalecer as raízes culturais”, afirma pai Thiago.
O Terreiro destaca-se não apenas como um local de culto à ancestralidade, mas também como um espaço aberto à comunidade, promovendo atividades culturais e educativas que enriquecem todo o território e promovem o diálogo com a sociedade sobre a cultura dos povos de terreiro e o respeito religioso.
Para Fernanda Gonçalves Lourenço, mãe de santo e zeladora da casa, a premiação é um presente. “Recebemos com muita alegria e simboliza o reconhecimento que as tradições dos povos de terreiros estão alcançando, através do constante esforço pela manutenção do cultos tradicionais para a ancestralidade. Além disso, é também fruto da seriedade do trabalho que realizamos. Sempre sob as orientações dos Orixás e entidades do terreiro. Demonstrando que estamos caminhando para mostrar nossa cultura, que muitas vezes sofre violência pelo racismo religioso.”

Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição

O Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição foi fundado em fevereiro de 2015 e está no bairro São José, em Poços de Caldas. Além da prática religiosa tradicional de Umbanda, o espaço também promove atividades culturais e pesquisas. Essas atividades tangem os saberes culturais e tradicionais dos povos de terreiros.
Em maio, dias 24, 25 e 26, o terreiro irá realizar o festival Erê Convida. O evento propõe um diálogo com a sociedade sobre as infâncias em contextos de religiões de matriz africanas.
Saiba mais em www.tunossasenhoradaconceicao.com
Instagram: @tunossasenhoradaconceicao
Facebook: @tunossasenhoradaconceicao

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!