- Publicidade -
25.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Frente Parlamentar da Mineração Sustentável visita a Alcoa Poços

- Publicidade -
Frente Parlamentar da Mineração Sustentável visita a Alcoa Poços
Divulgação

Membros da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) participaram de visita à Alcoa Poços de Caldas nesta segunda-feira, 15 de abril. Zé Silva, deputado federal (Solidariedade/MG) e presidente da Frente, e Vinícius Soares, secretário executivo da FPMin, acompanhados de Pedro Henrique Macêdo, gerente de Relações Governamentais da Associação Brasileira de Alumínio (Abal), fizeram um tour pelas operações da companhia e conheceram detalhes e cases de inovação e projetos socioambientais realizados na região.

Rodrigo Giannotti, gerente de Refinaria e Área de Resíduos de Bauxita (ARBs), Fernanda Ferrante, gerente de Mineração, Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Externas e Comunicação, e Juliana Noronha, gerente corporativa de Relações Governamentais, conduziram a agenda que teve início pela manhã, com uma apresentação institucional sobre a Alcoa.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

“É muito importante destacar que a Alcoa Poços de Caldas é a primeira unidade da Alcoa no Brasil, com 59 anos de história. Atualmente somos a empresa privada que mais emprega na região e temos importantes contribuições para a economia local e estadual”, afirmou Giannotti.

Já Fernanda apresentou um dos cases de sucesso da atuação da empresa em Poços de Caldas. Com foco em preservação ambiental e inovação. Além de apresentar o Parque Ambiental, importante espaço de educação e engajamento social. A visita seguiu para as áreas de Refinaria e Metal e, em seguida, o grupo conheceu o Filtro Prensa.

- Publicidade -

Segurança

Autor da Lei nº 14.066/2020, que gerou importantes alterações na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e estabeleceu novas diretrizes para a segurança dessas estruturas, Zé Silva também conheceu as Áreas de Resíduos de Bauxita (ARBs). Ele reforçou como boas práticas exercidas pela empresa revelam a importância da mineração responsável para o desenvolvimento socioeconômico do país.

“Consegui ver a Lei sendo aplicada integralmente com o Filtro Prensa, tecnologia que muda a disposição de resíduos de úmidos para secos e permite a descaracterização de barragens. Também é notável a reputação da Alcoa junto à comunidade, inclusive com muitas gerações de colaboradores trabalhando lado a lado na companhia. A visita à Alcoa comprova minha tese de que é possível fazer uma mineração sustentável”, finalizou.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!