- Publicidade -
20.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Professora dá dicas de redação para o concurso da prefeitura

- Publicidade -

O concurso público da Prefeitura de Poços de Caldas terá provas na próxima semana, dias 20 e 21 de abril. O Poços Já procurou a professora Juliana Gandra para saber dicas preciosas de redação.

De acordo com o edital, a prova de redação ocorre para os cargos de professor I, professor II e supervisor pedagógico. Para entrar em contato com a professora e tirar outras dúvidas, o WhatsApp é (35) 9 9222-2555.

- Publicidade -
professora dá dicas de redação
Professora  Juliana Gandra dá aulas preparatórias de português e redação para o concurso da Prefeitura de Poços (foto: arquivo pessoal)

Atente-se à estrutura

O modelo de redação deste concurso é o dissertativo-argumentativo. “O candidato deverá expor uma opinião, porém de forma impessoal, baseada em fatos e dados. Nada de achismos!”, comenta a professora.

A redação deve conter:

- Publicidade -

– Uma introdução no primeiro parágrafo com o tema e uma tese;

– Desenvolvimento no segundo e terceiro parágrafo, que é onde o candidato deverá expor seus argumentos;

- Publicidade -

– Uma conclusão no quarto e último parágrafo, em que o candidato deverá concluir o assunto e expor um lado (favorável ou desfavorável) ao tema proposto.

Pratique vocabulário e ortografia

A utilização adequada da língua portuguesa é fundamental para uma boa nota na redação. Segundo Juliana Gandra, “uma das competências a serem avaliadas é justamente o uso correto da norma padrão da escrita. Portanto, pratique a escrita e a leitura”.

Além disso, a professora destaca a necessidade de variar o vocabulário. “Muitas redações perdem valor por usarem palavras repetidas no mesmo parágrafo ou por conterem muitos erros gramaticais, como falta de acentuação, uso incorreto de preposições e até mesmo a escrita errônea dos vocábulos”.

Tenha repertório cultural

O tema proposto na redação deve ser abordado a partir de acontecimentos históricos, políticas públicas ou produções culturais (livros, músicas, filmes, séries). Dessa forma, mostrar repertório cultural ajuda a conseguir uma boa nota.

“Por isso, é de extrema importância ler, estudar, interpretar e encontrar essas relações. Assim, o texto fica mais completo e ainda mostra a capacidade que o candidato tem de compreender o mundo ao seu redor”, acrescente a professora.

O concurso

O concurso da Prefeitura de Poços de Caldas tem mais de 17 mil candidatos inscritos, que concorrem a 509 vagas. São 56 cargos, como auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, fiscal, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, engenheiros e professores.

Os candidatos aprovados terão suas relações de trabalho regidas pelo Estatuto do Servidor Público do Município de Poços de Caldas e legislação municipal aplicável. O Cartão de Inscrição, contendo o local, dia e horário da realização das provas já está disponível para impressão no site do IMAM.

A prefeitura também divulgou os locais de prova (saiba mais clicando aqui).

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!