- Publicidade -
10.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Poços tem programação da Rede Sesc de Leituras em abril

- Publicidade -
Poços tem programação da Rede Sesc de Leituras em abril
Divulgação

Circuito atuante em todas as regiões do país com o objetivo de estimular a formação de leitores e a divulgação de novos autores, a edição 2024 do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras terá programação em sete cidades mineiras entre abril e maio.

Assim, o projeto nacional do Sesc levará apresentações artísticas, palestras, debates e oficinas a várias partes do Brasil. A programação contempla, portanto, múltiplas possibilidades de manifestações literárias, democratizando a experiência cultural do público.

- Publicidade -

Em Poços de Caldas, neste sentido, a agenda será entre os dias 18 de abril e 29 de maio.

Circuitos

Autores: promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades distintas, propiciando uma troca de experiências entre os escritores convidados e o público;

- Publicidade -

Oralidades: apresentação em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações da palavra falada;

Criação Literária: ação formativa que, por meio de oficinas, possibilita a reflexão e a criação nas diferentes formas e práticas de escrita.

- Advertisement -

Atrações em Poços

A programação do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras em Poços de Caldas será, sobretudo, intensa. No Circuito Oralidades, as atrações são Giselda Perê, que aborda as ancestralidades africanas e afro-brasileira; Lucas de Matos, que atua na área da poesia escrita e falada desde 2015 por meio da produção de saraus no estado da Bahia; e Jaísa Caldas, maranhense, artista do rap nordestino, cantora, compositora e articuladora do movimento negro, LGBTQIA+ e feminista e, torno do hip-hop em Timon-MA e Teresina-PI.

O Circuito Autores terá dois debates. Um entre a romancista Manoela Sawitzki (autora de “Vinco” e “Suíte Dama da Noite”) e o escritor, poeta, jornalista e roteirista Caê Guimarães, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2020 com seu romance de estreia “Encontro você no oitavo round”.

O outro terá a participação da poetisa pernambucana Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti de 2020 com “Solo para vialejo”, e da escritora gaúcha Atena Beauvoir, reconhecida por sua contribuição literária com a causa LGBTQI+. Não por acaso, em 2024, o Governo do Rio Grande do Sul concedeu a ela o troféu Visibilidade Trans. Isso devido ao seu trabalho social e político na capital gaúcha. E ainda o Ministério da Cultura concedeu o prêmio Sérgio Mamberti por seu trabalho de preservação, valorização e difusão da diversidade cultural.

Escrita criativa

A cidade ainda terá a oficina “Escrita Criativa: primeiros passos”, com a especialista no tema Julie Frank. Escritora e artista visual, ela é diretora-fundadora da Escola de Escrita, espaço de construção da inteligência e investigação de processos criativos, localizado em Curitiba-PR.

(Fonte: AICS Sesc)

 

 

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!