Poços tem programação da Rede Sesc de Leituras em abril

PUBLICIDADE
Poços tem programação da Rede Sesc de Leituras em abril
Divulgação

Circuito atuante em todas as regiões do país com o objetivo de estimular a formação de leitores e a divulgação de novos autores, a edição 2024 do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras terá programação em sete cidades mineiras entre abril e maio.

Assim, o projeto nacional do Sesc levará apresentações artísticas, palestras, debates e oficinas a várias partes do Brasil. A programação contempla, portanto, múltiplas possibilidades de manifestações literárias, democratizando a experiência cultural do público.

PUBLICIDADE

Em Poços de Caldas, neste sentido, a agenda será entre os dias 18 de abril e 29 de maio.

Circuitos

Autores: promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades distintas, propiciando uma troca de experiências entre os escritores convidados e o público;

PUBLICIDADE

Oralidades: apresentação em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações da palavra falada;

Criação Literária: ação formativa que, por meio de oficinas, possibilita a reflexão e a criação nas diferentes formas e práticas de escrita.

Atrações em Poços

A programação do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras em Poços de Caldas será, sobretudo, intensa. No Circuito Oralidades, as atrações são Giselda Perê, que aborda as ancestralidades africanas e afro-brasileira; Lucas de Matos, que atua na área da poesia escrita e falada desde 2015 por meio da produção de saraus no estado da Bahia; e Jaísa Caldas, maranhense, artista do rap nordestino, cantora, compositora e articuladora do movimento negro, LGBTQIA+ e feminista e, torno do hip-hop em Timon-MA e Teresina-PI.

PUBLICIDADE

O Circuito Autores terá dois debates. Um entre a romancista Manoela Sawitzki (autora de “Vinco” e “Suíte Dama da Noite”) e o escritor, poeta, jornalista e roteirista Caê Guimarães, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2020 com seu romance de estreia “Encontro você no oitavo round”.

O outro terá a participação da poetisa pernambucana Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti de 2020 com “Solo para vialejo”, e da escritora gaúcha Atena Beauvoir, reconhecida por sua contribuição literária com a causa LGBTQI+. Não por acaso, em 2024, o Governo do Rio Grande do Sul concedeu a ela o troféu Visibilidade Trans. Isso devido ao seu trabalho social e político na capital gaúcha. E ainda o Ministério da Cultura concedeu o prêmio Sérgio Mamberti por seu trabalho de preservação, valorização e difusão da diversidade cultural.

PUBLICIDADE

Escrita criativa

A cidade ainda terá a oficina “Escrita Criativa: primeiros passos”, com a especialista no tema Julie Frank. Escritora e artista visual, ela é diretora-fundadora da Escola de Escrita, espaço de construção da inteligência e investigação de processos criativos, localizado em Curitiba-PR.

(Fonte: AICS Sesc)

 

 

 

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!