No começo desta semana um ciclone vai se formar no Sul do país, algo que dará origem a uma nova frente fria bastante organizada. Ela terá capacidade de avançar de maneira continental gerando mudanças bruscas no tempo não só no Sul, como também no Sudeste.
A frente fria tende a chegar ao Sudeste mais para o finalzinho da semana, entre a noite e a madrugada de quarta-feira (17). Neste período, portanto, as primeiras pancadas de chuva devem atingir o estado de São Paulo. Inclusive com potencial para altos acumulados no sul e leste paulista. O volume de chuva pode chegar à casa dos 80 milímetros em áreas mais costeiras.
Depois de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo podem ser atingidos entre a quinta (18) e a sexta-feira (19) pela frente fria. Ela pode gerar temporais com ventos, raios e granizo.
Como a pré-frontal deve aumentar ainda mais o calor no Sudeste nesses próximos dias, a expectativa é que as mudanças no tempo tenham acompanhamento de tempo severo. Incluindo risco de temporais de vento, trovoadas, raios e até eventual queda de granizo, algo que pode acontecer desde o sul paulista até o sul capixaba.