- Publicidade -
20.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Poços amplia testagem de HIV e sífilis e promove campanha

- Publicidade -
Poços amplia testagem de HIV e sífilis e promove campanha
Divulgação

O Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais disponibiliza à população dia 19 de abril, de 7h às 17h, testes e orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação visa promover o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e sífilis, viabilizando tratamento precoce nos serviços de saúde, além de reforçar as medidas de prevenção ao HIV e outras ISTs.
A Campanha “Fique Sabendo” é uma oportunidade de ampliar o debate sobre a doença, bem como seus impactos na vida do portador e da sociedade. “Reiteramos para a população o quanto é importante a realização de testes de HIV e sífilis, doenças silenciosas e que acometem muitas pessoas sem que elas saibam. A partir do diagnóstico, evitamos novas transmissões”, ressalta a coordenadora do Programa Sirley Oliveira.

Cenário

Em Poços de Caldas, nos meses de fevereiro e março de 2024, houve 415 testes rápidos de HIV e 324 testes rápidos de sífilis. Vale lembrar que os tratamentos para as ISTs (HIV, hepatite B, hepatite C, sífilis, HPV, gonorreia, infecção por clamídia, doença inflamatória pélvica) estão disponíveis de forma gratuita na rede pública. Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar atendimento na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima da residência, todas unidades realizam os testes rápidos, cujos resultados ficam prontos em 30 minutos.
Nos últimos anos houve um aumento de novos casos de sífilis, especialmente entre pessoas jovens e sexualmente ativas. De 2018 a 2023, foram notificados 559 casos novos de sífilis adquirida. Em relação à infecção pelo HIV, de 2018 a 2023, foram 279 casos novos notificados. Atualmente, 565 casos de HIV estão em tratamento. O índice é considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, dentro dos 6% em relação ao índice populacional.
“Os dados apontam para a importância da ampliação de estratégias para o acesso facilitado à testagem, diagnóstico, prevenção e assistência ao HIV, sífilis e outras ISTs. A luta contra a Aids é um compromisso conjunto, é um pacto contra o preconceito e a discriminação, pelo acesso e direitos universais à prevenção e à assistência”, acrescenta Sirley. No caso de resultado positivo, o paciente tem encaminhamento ao CTA/SAE, onde há uma equipe multidisciplinar. O tratamento dos pacientes com HIV/AIDS consiste na ingestão de medicamentos antirretrovirais. Eles são distribuídos gratuitamente e impedem a multiplicação do vírus no organismo. Ainda ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. O uso regular é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV. Além de reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas.

- Publicidade -

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
Rua Pará 284
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Telefone: (35) 3697-2274
Whatsapp: (35) 99809-1731



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!