Com a proposta de unir o formato de vídeos curtos com a poesia, o projeto ‘Haikino’ vem sendo realizado desde o mês de março em Poços de Caldas, com oficinas gratuitas e presenciais de formação audiovisual. As aulas abordam a criação de roteiro, técnicas cinematográficas, edição e pós-produção, grupos de autores experimentais. Além de workshops e encontros com profissionais da escrita, fotografia e audiovisual.
Haikino é uma fusão das artes “Haiku” e do “Cinema”, que encapsula a essência atemporal do Haiku tradicional japonês aos moldes de Matsuo Bashō, em uma experiência cinematográfica breve. Assim, nasce a ideia do projeto audiovisual experimental de tradução de Haikus para Imagem e Som, ‘Haikino’. São produzidos vídeos cinematográficos curtos de 17 segundos, filmados em 3 cenas, de 5-7-5 segundos respectivamente (espelhando os versos de 5-7-5 sílabas métricas do haicai).
A proposta tem como objetivo explorar a riqueza cultural da cidade através da criação de microfilmes que refletem as belezas e desafios de nossa sociedade. Em cada Haikino, a poesia ganha vida e movimento, capturando instantes e emoções em narrativas visuais e sonoras poderosas.
“Apesar do resultado ser um vídeo tão rápido, a proposta do projeto é voltada para a pausa. Experimentar o presente momento de uma forma contemplativa, de forma a inspirar as pessoas a expressarem seus sentimentos em relação ao espaço em que se encontram. Os Haikinos são uma forma prática de registrar e pensar nesses estados que por vezes só observamos uma única vez”, comenta Ivan Martucci, responsável pelo projeto.
Quatro estações
O projeto foi estruturado em quatro estações diferentes. As turmas do verão 夏 (natsu) fazem parte do ciclo de oficinas que ocorrem desde o início de março e se encerram no final de abril. Cada turma participa de uma oficina de formação audiovisual, um encontro com dois especialistas/artistas e uma visita guiada para locais turísticos na cidade. Já houve duas oficinas com os escritores Tadeu Rodrigues e Will Moreira, e com os fotógrafos Kauana Benelli e Xuão.
Programação
As próximas oficinas acontecem nos espaços Arte Ziriguidum e BoldBloom, além de visitas guiadas nos atrativos turísticos
Turma #3
Oficina Mentoria de Formação com Ivan Martucci
Dia 13 de abril, das 10h30 às 13h30
BoldBloom (avenida Francisco Salles, 82)
Oficina ‘A Relação Poética entre a Palavra e Imagem’ com Danielle Vilas Bôas e Giulianne Martins
Dia 13 de abril, das 14h às 18h
Arte Ziriguidum (rua Ouro Preto, 102)
Turma #4
Oficina Mentoria de Formação com Ivan Martucci
Dia 16 de abril, das 18h30 às 21h30
BoldBloom (avenida Francisco Salles, 82)
Oficina Haicais e Relaxos com Wellington Rafael (Escrita criativa)
Dia 18 de abril, das 18h às 20h
BoldBloom (avenida Francisco Salles, 82)
Oficina Fotografia Artística com Laís Queiroz
Dia 18 de abril, das 20h às 21h30
BoldBloom (avenida Francisco Salles, 82)
#Exibição Pública
Encerramento e Apresentação dos trabalhos realizados no Projeto Haikino
Dia 27 de abril
Teatro Benigno Gaiga/Espaço Cultural da Urca