- Publicidade -
8.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Projeto poços-caldense é selecionado para realizar mostra de cine popular

- Publicidade -
Projeto poços-caldense é selecionado para realizar mostra de cine popular
imagem ilustrativa

Poços de Caldas tem projeto aprovado e financiado pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais (Secult-MG), por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura. A proposta, chamada “Uai S-Trem”, da produtora Play Filmes, vai realizar uma mostra de cinema popular com exibições de curtas e documentários de curta duração gratuita à população.

O projeto está na categoria “Apoio à Capacitação em Audiovisual, Cineclubes, Mostras e Festivais”.

- Publicidade -

O processo de seleção teve início em outubro de 2023 e foi concluído em abril deste ano. Em todo o estado de Minas, foram 5.606 projetos inscritos, distribuídos entre 10 editais. Na categoria audiovisual, somente 17 projetos foram aprovados, destes, apenas três cidades do sul de Minas foram contempladas e Poços de Caldas ficou entre elas.

Projeto

Segundo os idealizadores, o projeto “Uai S-Trem” é uma proposta legitimamente mineira. Portanto, de um festival que objetiva a identificação com o público-alvo, com exibições de curtas de ficção e documentários de curta duração. A mostra será gratuita, realizada em espaços públicos e abertos, com o objetivo de obter maior inclusão. Assim, a ideia também tem o sentido lúdico-popular que é identificar o espaço com a população e permitir que o público não tenha limitação de tempo para permanecer no local. Por isso também a opção por exibir curta-metragens e documentários pequenos.

- Publicidade -

O formato cine-fórum possibilitará que após cada exibição, o público comente a obra, tanto a nível estético como temático, com a presença de associações e Ongs locais relacionadas ao tema dos audiovisuais.

Além dos espaços públicos, algumas obras selecionadas para este fim vão acontecer em espaços adaptados, para permitir melhor acessibilidade às pessoas com deficiências físicas, visuais e auditivas, além de crianças e adolescentes de escolas públicas.

- Advertisement -

A maioria das obras, considerando que se trata de uma mostra popular, terá uma temática social e cultural relacionada à mineiridade. O início das exibições do projeto “Uai S-Trem” estão previstas para abril do próximo ano.

S-Trem

Os idealizadores do projeto esclarecem que o conceito S-Trem traz duas ideias. Atualmente, as pessoas veem e consomem “cine” por streaming, o que remete, em “mineirês” ao S-Trem.

A proposta do nome também coloca em questão o porquê de assistir ao que as plataformas oferecem e ainda dentro de casa. Por isso a palavra Uai, que se confunde com o inglês “why”. Os cinemas, lugares de reunião e entretenimento estão em fase de extinção ou são de acesso caro para as pessoas com menos recursos. Enquanto o streaming proporciona solidão e direciona o consumo do cinema a uma oferta financeira. O cinema, em espaços públicos, é inclusivo.

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!