Referência global na produção de alumínio, a Alcoa marca presença no 9º Congresso Internacional do Alumínio, importante evento organizado pela
Associação Brasileira de Alumínio (Abal), que acontecerá dias 9 e 10 de abril no hotel Unique, em São Paulo-SP. O tema central é “Juntos, construindo um futuro de infinitas possibilidades e transformações”. O objetivo do fórum é debater temas atuais que desafiam o setor. Como, por exemplo, a transição energética para uma economia de baixo carbono, o incentivo à circularidade dos produtos e a ampliação do emprego do metal em novas indústrias.
Executivos da empresa participam da abertura e de mais três painéis com foco em gestão sustentável de resíduos, recuperação de áreas mineradas e investimentos em diversidade e inclusão para o desenvolvimento de talentos.
Com o tema “A neoindustrialização do Brasil e as perspectivas do alumínio”, a mesa de abertura contará, portanto, com a presença de Gisele Salvador, diretora financeira da Alcoa Brasil. Ela debaterá com outros grandes players do setor iniciativas para promover a revitalização da indústria e desafios e oportunidades para impulsionar o seu crescimento.
“Temos um papel essencial na neoindustrialização do país quando investimos em excelência operacional para a fabricação de produtos cada vez mais verdes, com menor emissão de CO2. Além disso, impulsionamos a economia gerando emprego e renda nas regiões onde atuamos. Equilibrando a produção de alumínio com a preservação do meio ambiente e o respeito às comunidades, principalmente no Norte e Nordeste do país”, afirma Gisele.
A programação do congresso terá ainda Helio Lazarim (diretor de Operações da unidade de Juruti-PA), Rodrigo Giannotti (gerente de Refinaria da unidade de Poços de Caldas-MG) e Laene Souza (gerente do Centro de Serviço de Compras e líder da AWN – Rede de Mulheres da Alcoa). Além de Fernanda Ferrante (gerente de Mineração da Alcoa Poços de Caldas-MG) e André Franca (gerente regional de Meio Ambiente-SP). Todos estarão em painéis sobre exemplos de mineração responsável que contribuem para a conservação de biomas sensíveis, inovação no tratamento e destinação de resíduos da indústria e transformações do mercado de trabalho, minérios de alumínio e descarbonização, respectivamente.
Fórum
Já no fórum de apresentação de trabalhos técnicos, dentro da sessão “Uso eficiente de recursos”, a Alcoa também compartilhará um case de sucesso. Será sobre o aumento da reciclagem de sucata de alumínio na Alcoa Poços de Caldas. Para se ter uma ideia, para cada tonelada de alumínio reciclado é possível reduzir, em média, 16 toneladas de emissões de gases de efeito estufa (GEE).