
Ziraldo, o criador de “O Menino Maluquinho”, morreu neste sábado (6), aos 91 anos. De acordo com familiares, ele estava dormindo em seu apartamento no Rio de Janeiro (RJ), durante a tarde.
O cartunista havia sofrido um AVC e, por isso, estava com a saúde frágil. Mineiro de Caratinga, Ziraldo foi um dos maiores escritores infantis do Brasil.
Entre suas principais obras, “O Menino Maluquinho” recebeu diversas adaptações, seja no cinema, TV ou teatro.
Em 1960, Ziraldo foi agraciado com o “Nobel” Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas, além do prêmio Merghantealler, importante honraria da imprensa América Latina. Ainda ganhou, em 2004, o Prêmio Internacional Hans Cristian Andersen, considerado pequeno Nobel da Literatura.
Em 1980, “O Menino Maluquinho” lhe rendeu o Prêmio Jabuti de Literatura. Além desta obra, também destacam-se Flicts e Turma do Pererê, entre outras.
Flipoços
Ziraldo esteve em Poços de Caldas no ano de 2015, quando participou do Flipoços. Patrono do festival, ele atendeu estudantes, sendo considerado “paciente e extremamente solícito”.
‘‘Viajo o Brasil todo a convite de várias escolas, e a melhor maneira de se conhecer o nosso país é através das crianças’’, disse na ocasião.