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Poços de Caldas

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Artigo de professora do IF Poços recebe prêmio internacional

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O artigo da professora de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), campus Poços de Caldas, Dra. Heidi Jancer Ferreira, acaba de receber o prêmio Metzler-Freedman Exemplary Paper Award, de melhor trabalho de 2023, concedido pela revista internacional Journal of Teaching in Physical Education (EUA).

Intitulado “Physical Education Teachers’ Experiences of Nurturing a Community of Practice Online”, o trabalho aborda o processo de auto-organização de 13 professores de Educação Física dos Institutos Federais, IFTM e IFMT com o desenvolvimento de uma comunidade de prática online, ao longo de dois anos durante o período da pandemia. Portanto, os resultados da pesquisa evidenciam o processo para a construção de um espaço próprio para atender às necessidades docentes de desenvolvimento profissional em busca de reflexões e melhorias das práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física. Assim, por meio da análise das experiências do grupo, o estudo destaca as contribuições das práticas colaborativas para o desenvolvimento docente e alguns elementos-chave para o cultivo de comunidades de prática em formato online.

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Trabalho

Assim sendo, o trabalho foi resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido dentro do IFSuldeMinas, em parceria com professores do IFTM (Triângulo Mineiro) e IFMT (Mato Grosso), e em colaboração e coautoria com duas pesquisadoras internacionais – Dra. Luiza Gonçalves (Federation University, Austrália) e Dra. Melissa Parker (University of Limerick, Irlanda). “O projeto surgiu a partir das nossas necessidades docentes na busca pela melhoria do ensino. E se desenvolveu em torno disso, enquanto um espaço de suporte pedagógico e de formação continuada colaborativa. Nós encontramos na pesquisa uma forma de mobilizar e articular o trabalho em rede tão almejado no contexto dos Institutos Federais”, destacou a professora Heidi.

Para a docente do Instituto, o prêmio é um grande reconhecimento. “Esse prêmio representa um reconhecimento da comunidade internacional sobre a qualidade das pesquisas educacionais e produção de conhecimento que temos realizado no âmbito da Educação Física em nível de Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais. De maneira significativa, ter este trabalho premiado como o melhor do ano de 2023 pelo comitê de uma das revistas científicas mais reconhecidas da área me encoraja a continuar buscando a articulação entre o ensino e a pesquisa, bem como a continuar lutando por espaços institucionais de suporte ao desenvolvimento docente e de uma cultura colaborativa”, finalizou Heidi.

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Para conferir o artigo premiado clique aqui.




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