- Publicidade -
15.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Previsão do tempo hoje em Poços e região

- Publicidade -

A previsão do tempo informa que a terça-feira (26) terá tempo instável em Poços de Caldas e região. Isso acontece por conta da permanência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

ZCAS

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um sistema meteorológico causador de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão.

Definida como um corredor de nuvens que corta o Brasil, desde o sul da Região Amazônica até o Oceano Atlântico, passando pela faixa central do País, a ZCAS, eventualmente, também pode se deslocar para cima ou para baixo e atingir, também, os estados da Bahia e do Paraná. O sistema é facilmente identificado em imagens de satélite devido à organização das nuvens.

- Publicidade -

A ZCAS ocorre devido ao comportamento dos ventos em altos e baixos níveis da atmosfera com a formação de uma frente fria, de um centro de baixa pressão ou de uma área alongada de baixa pressão em superfície.

Entre os meses de novembro e fevereiro, os episódios de ZCAS se formam, com duração de quatro a dez dias em média, provocando grandes volumes nas regiões afetadas. Em algumas localidades, o total de chuva pode chegar a cem milímetros (mm), ou superar este valor, ao final de cada evento. Vale lembrar que também é possível observar os primeiros episódios do sistema já no mês de outubro.

- Advertisement -

Os volumes significativos de chuva abastecem alguns dos principais reservatórios do País e garantem uma reserva de água importante para o período seco do ano. Por outro lado, a chuva causada pela ZCAS também pode provocar desastres naturais, como alagamentos, deslizamentos de terra, cheias dos rios, entre outros.

O tempo hoje

Ainda de acordo com o Inmet, hoje não ocorrem mudanças significativas de temperatura. Porém, no decorrer da semana a tendência é de elevação gradual devido ao afastamento da frente fria.

Pode chover rápido a qualquer hora do dia ou da noite. Em Poços de Caldas, mínima de 15ºC e máxima de 22ºC. Na região, mínima de 16ºC (Andradas e Campestre) e máxima de 25ºC (Machado, Muzambinho e Guaxupé).

Confira abaixo mais informações sobre a previsão do tempo hoje em Poços de Caldas e região.

Mínima Máxima Chuvas
Poços de Caldas 15ºC 22ºC 13 mm – 85%
Andradas 16ºC 23ºC 13 mm – 86%
Caldas 17ºC 23ºC 13 mm – 86%
Botelhos 17ºC 24ºC 13 mm – 85%
Bandeira do Sul 18ºC 24ºC 13 mm – 85%
Machado 19ºC 25ºC 13 mm – 87%
Campestre 16ºC 22ºC 13 mm – 83%
Cabo Verde 18ºC 24ºC 13 mm – 78%
Muzambinho 17ºC 24ºC 13 mm – 78%
Guaxupé 20ºC 25ºC 13 mm – 75%
Monte Belo 17ºC 24ºC 13 mm – 74%

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!