As mudanças no trânsito da rua Junqueiras e da avenida Francisco Salles devem começar no mês de abril. De acordo com o secretário de Governo de Poços de Caldas, Paulo Ney, inicialmente haverá um trabalho educativo.
Estas alterações estavam previstas para acontecer antes da pandemia de covid-19, mas ocorreu o adiamento. Em seguida, o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) anunciou que aconteceriam logo depois do Carnaval. Porém, o novo prazo é de início no próximo mês.
A intenção é deixar a Junqueiras exclusivamente no sentido bairro/centro, enquanto a Francisco Salles segue no sentido contrário, com quatro faixas em direção aos bairros da zona oeste. Segundo Paulo Ney, as mudanças foram testadas por um software de trânsito que considera a intensidade do tráfego durante os diferentes horários, incluindo momentos de pico.
Ainda em abril devem começar as ações educativas, realizadas pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). “Vai ser um trabalho de orientação inicialmente, explicando quais serão as mudanças. Depois o Demutran vem fazendo a demarcação, a sinalização vertical e horizontal para mudar o trânsito”, explicou Paulo Ney.
Trajeto mais rápido
Haverá a retirada de semáforos em todo o entorno da praça Pedro Sanches e do parque José Affonso Junqueira. Assim, a expectativa é diminuir os congestionamentos na área central.
Além disso, o cruzamento da Junqueiras com a João Pinheiro, em frente à Fepasa, será utilizado para retorno dos veículos que estiverem na Francisco Salles.
Quem descer a rua Paraná, por exemplo, vai passar pela praça Pedro Sanches para depois entrar na Francisco Salles e seguir para a avenida João Pinheiro. “O caminho que essa pessoa vai fazer é maior, mas o tempo vai ser muito menor, porque ela não vai parar, ela vai direto”, argumenta o secretário.
Ainda serão necessárias outras mudanças, como instalação de passagens para pedestres, retirada de vagas de estacionamento e alteração dos pontos de táxi.