- Publicidade -
15.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Lançamento do Parlamento Jovem reúne alunos de 11 escolas de Poços

- Publicidade -
Parlamento Jovem
Divulgação

Na última semana, a Câmara de Poços, através da Escola do Legislativo, realizou a cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem 2024. Estudantes e professores das 11 escolas da cidade que aderiram ao projeto participaram do evento, que contou, também, com a presença de vereadores, da secretária-adjunta de Educação Déborah Brianezi, da pedagoga Beatriz Sales da Silva, representando a Superintendência Regional de Ensino, e da professa Flávia Camargo, coordenadora do Centro de Referência do Professor.

Melhorias no Ensino Escolar

Neste ano, o tema do PJ é “Melhorias no Ensino Escolar”, dividido nos subtemas: “Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem”, “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais” e “Fortalecimento da gestão democrática”. Durante o encontro de lançamento, os alunos participaram de uma dinâmica, proposta pela diretora da Escola do Legislativo Taís Ferreira, oportunidade em que entenderam a importância da comunicação entre durante o desenvolvimento do projeto.

- Publicidade -

Isabela Colucce Soares, 17 anos, é da Escola Estadual David Campista. Ela falou sobre a expectativa em participar do projeto. “É a primeira vez que eu participo do Parlamento Jovem. A expectativa é aprender mais sobre política, eu sou uma pessoa que me interesso muito por esse lado e, por meio de amigos, me falaram que aqui seria um lugar muito bom para eu dar minhas opiniões. Assim, tenho a expectativa de que eu saia daqui com muito mais conhecimento do que eu entrei”, disse.

Professores

Veterano no Parlamento Jovem, o professor Éder Novaes comentou sobre a evolução do projeto. “É interessante perceber como o Parlamento Jovem foi ampliando a questão do alcance da comunidade, acho que esse é o grande ganho do projeto. Com a participação coletiva, é um projeto que ele engatinhava no começo, tentava trazer de uma forma mais regionalizada, digamos assim, e, hoje, ele abrange praticamente toda a cidade, todas escolas, inclusive da região. O regional cresceu bastante ao longo desses anos”, destacou.

- Publicidade -

A professora Flávia Camargo falou com os estudantes sobre o tema de 2024. Para ela, é muito importante eles terem a oportunidade de frequentar espaços como a Câmara Municipal. “A gente sabe que a maioria é de escola pública e eles nem têm essa oportunidade, muitos nunca tinham entrado nesses lugares, nesses espaços. Então, para eles faz muita diferença. Ainda é uma oportunidade de conhecerem, saberem que tem algo a mais. Sem falar na oportunidade de estar transformando, pensando no macro para trazer para o micro. O que eles podem fazer lá no ambiente onde eles estão, para melhorar a vida deles”, afirmou.

A partir do lançamento, portanto, os estudantes iniciam as atividades nas oficinas de formação, tanto política, quanto temática. Eles já participaram de um primeiro encontro, quando discutiram o tema Constituição Federal. Na próxima semana, o tema será A Divisão de Poderes e a importância do Poder Legislativo. Após as oficinas, eles iniciam a elaboração de proposta sobre o tema do PJ, com o auxílio dos professores.

- Publicidade -

Escolas participantes

Participam do lançamento do Parlamento Jovem o Colégio Sete de Setembro, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, IFSuldeMinas, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Colégio Jesus Maria José, Colégio Nini Mourão, Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual David Campista, Colégio Cpoc, além da Escola Profissional Dom Bosco e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Padrão).

Poços Sudeste

Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, juntamente com os municípios de Guaxupé, Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso, Monte Belo e Jacuí.

O Parlamento Jovem é um dos projetos institucionais promovidos pela Câmara de Poços. Ele é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Almg), PUC Minas e Câmaras Municipais, visando à formação política e cidadã dos jovens. Além de despertar o interesse pelo exercício da democracia, possibilita o conhecimento do processo legislativo.

 



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!