Na próxima segunda-feira, 25 de março, poderá ser observado no céu noturno o eclipse lunar penumbral. No mesmo período também ocorrerá uma Lua cheia. Estudiosos da área dizem que este tipo de eclipse lunar não é tão perceptível quanto os eclipses totais e parciais. Inclusive, em muitas ocasiões, os observadores acabam confundindo o fenômeno penumbral com uma simples Lua cheia.
De antemão, pessoas na maior parte das Américas, metade leste da Austrália, Ásia Oriental e partes ocidentais da África e Europa poderão vê-lo a olho nu! Você pode verificar o horário do eclipse para sua localização com os aplicativos de astronomia Sky Tonight ou Eclipse Guide.
Alinhados
O eclipse lunar penumbral ocorre quando a Lua, a Terra e o Sol estão alinhados de forma específica, e nosso satélite natural passa pela área mais externa da sombra da Terra, chamada de penumbra. Entretanto, durante o fenômeno, a Lua pode parecer um pouco mais escura do que o normal, por isso nem todas as pessoas conseguem diferenciar entre o evento penumbral e uma Lua cheia comum.
“A órbita da Lua em torno da Terra é inclinada em relação à órbita da Terra em torno do Sol. Essa inclinação é a razão pela qual temos eclipses ocasionais em vez de eclipses todos os meses. Se você não sabe que isso está acontecendo, você pode perder. A Lua viaja através da penumbra da Terra, ou a tênue parte externa de sua sombra. A Lua escurece tão ligeiramente que pode ser difícil notar”, disse a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (Nasa).
Observação
Em algumas situações, os eclipses solares nem sempre são observáveis em todas as regiões da Terra; por exemplo, o eclipse solar anular que ocorrerá em 2024 não poderá ser observado no Brasil. Ao contrário disso, o eclipse lunar penumbral e os outros eventos lunares podem ser visualizados em todas as regiões da Terra durante a noite.
Eclipses lunares penumbrais não são anuais; o último evento ocorreu em abril de 2023, mas o anterior aconteceu em novembro de 2020.
Olho nu
O evento penumbral em específico é ainda mais visível a olho nu. Dia 25 de março, você poderá contemplar o fenômeno durante a noite. A potência máxima ocorrerá às 5h12 (horário de Brasília). No entanto, é importante destacar que o céu noturno deve estar limpo de nuvens para uma boa observação e, mesmo assim, não será tão fácil percebê-lo.