- Publicidade -
16.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Temperatura pode subir até seis graus em Minas nos próximos 70 anos

- Publicidade -
Clima ALMG
Lançamento do Seminário Técnico ocorreu no Plenário nesta quinta-feira (Foto Guilherme Bergamini)

Temperatura pode subir até seis graus em Minas nos próximos 70 anos. Esse aquecimento afetaria cultivos importantes, como o de café, azeitonas e árvores frutíferas, com a redução significativa de áreas aptas para a plantação.

O alerta foi feito nesta quinta-feira (14) por Michelle Simões Reboita, pós-doutora em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do curso de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

- Publicidade -

Ela participou do lançamento do Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais – Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). À tarde, grupos de trabalho se reúnem para discutir a metodologia e o cronograma do seminário em agosto.

Com a iniciativa, o Parlamento mineiro pretende discutir a crise climática no Estado, bem como fomentar projetos de inovação para Minas e definir uma agenda de trabalho legislativo sobre o tema.

- Publicidade -

De acordo com Michelle Simões, o planeta está cada vez mais quente desde a Revolução Industrial. Em 2023, houve recorde de altas temperaturas em Minas e no Brasil. Se comparada com a série de 1850 a 1900, a temperatura subiu 2 graus. “A média não deve ultrapassar 1,5 grau, o que causa degelo de regiões polares”, explicou a pesquisadora.

Cidades mais quentes

Ainda segundo a professora, das 20 cidades mais quentes do país em 2023, 19 estão em Minas Gerais. No último dia 19 de novembro, Araçuaí (Jequitinhonha/Mucuri) registrou a maior temperatura do Brasil, de 44,8 graus.

- Publicidade -

Os primeiros meses de 2024 já registram temperaturas maiores que as do mesmo período de 2023. Dessa forma, segundo Michelle Simões, 2024 trará um novo recorde.

 

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!