- Publicidade -
25.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Dia Nacional dos Animais: abandono continua grave em Poços de Caldas

- Publicidade -
abandono animais
foto redes sociais Poços

Em 14 de março, comemora-se o Dia Nacional dos Animais, celebração criada em 2005 por um grupo de entidades que atuam em prol da proteção animal. Além de enaltecer a importância dos bichinhos, a data também é um convite a reflexões, como maus-tratos, abandono e adoção responsável.

A reportagem do Poços Já conversou com algumas protetoras de Poços de Caldas, todas integrantes do Coletivo da Causa Animal, e elas são unânimes em relatar as péssimas condições em que vivem cães, gatos, cavalos, e até mesmo vacas e outros animais de grande porte, que continuam sendo soltos e abandonados pelas ruas da cidade. Sem contar os animais silvestres, principalmente na serra São Domingos, que são alimentados de forma errada por visitantes de pontos turísticos.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Sofrimento

“O abandono de animais é um problema grave e crescente em muitas partes do mundo e em Poços de Caldas não é diferente. Esses seres vivos, que dependem inteiramente dos cuidados humanos, são deixados à própria sorte por diversos motivos. Aqui na cidade, podemos constatar mudanças nas circunstâncias familiares, falta de recursos financeiros, falta de responsabilidade dos tutores e falta de compreensão sobre as necessidades dos animais”, diz Mariana Martins.

abandono animais
Foto redes sociais Poços

Ana Maria Nogueira coloca ênfase nos desafios que os bichos abandonados enfrentam. “Muitas vezes, eles são expostos a condições de vida precárias, enfrentando fome, sede, doenças, ferimentos e abusos. Além disso, animais domésticos, como cães e gatos, que são deixados à própria sorte em ambientes urbanos, correm o risco de serem atropelados, envenenados ou capturados por autoridades locais e encaminhados para abrigos superlotados”.

- Publicidade -

Saúde Pública

O abandono de animais não afeta apenas os animais diretamente envolvidos, mas também tem consequências negativas para a sociedade como um todo, como lembra Glenda de Parolis. “Animais abandonados podem se reproduzir descontroladamente, contribuindo para o aumento da população de animais de rua e para problemas de saúde pública, como a propagação de doenças de zoonoses”, diz.

abandono animais
Foto redes sociais Poços de Caldas

Cristina Pasculli, além disso, acrescenta que o abandono reflete uma falha fundamental na sociedade em reconhecer e respeitar o valor das vidas dos animais. “Cada animal abandonado é uma tragédia evitável que evidencia a necessidade urgente de uma mudança cultural em relação ao tratamento dos animais e à responsabilidade dos tutores”.

- Advertisement -

“Precisamos de medidas eficazes para conter o abandono e proteger aqueles que são deixados desamparados. Isso inclui campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância da castração, adoção responsável e cuidados adequados com os animais de estimação. Além disso, é importantíssimo promover a esterilização para controlar a população de animais abandonados. Além de apoiar organizações de resgate de animais que trabalham incansavelmente para fornecer cuidados e encontrar lares amorosos para os animais abandonados”, pontua Valéria Ferreira.

Educação

Dessa forma, Alessandra Aguiar deixa claro que é responsabilidade de cada um de nós agir em nome dos animais e trabalhar juntos para acabar com o abandono. E garantir que todos os seres vivos sejam tratados com compaixão, respeito e dignidade que merecem. “Somente através da educação, conscientização e ação coletiva podemos criar um mundo onde nenhum animal seja deixado para trás”.

abandono animais
foto redes sociais Poços
abandono animais
foto redes sociais poços

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!