Telemedicina chega aos Postos de Saúde da Família (PSFs) de Poços. Foi lançado nesta semana um novo projeto que implementa a Central de Regulação Informativa (CRI) em todas as unidades de saúde, proporcionando um acesso mais amplo e eficiente aos cuidados médicos.
Com o objetivo de oferecer um atendimento mais completo aos pacientes, a CRI permitirá que os clínicos gerais tenham acesso direto a médicos especialistas em diversas áreas, como cardiologia, endocrinologia, ortopedia, neurologia, urologia e dermatologia – especialidades que frequentemente apresentam maior procura.
Consulta remota
Essa iniciativa possibilitará que os profissionais de saúde dos PSFs consultem especialistas remotamente durante todo o dia, facilitando a obtenção de diagnósticos mais precisos. Os médicos da telemedicina também ficarão responsáveis por emitir o protocolo de encaminhamento de consultas, exames e cirurgias de cada área quando necessário.
Dessa forma, espera-se atingir uma efetividade de mais de 80% das demandas dos PSFs, sem a necessidade de um encaminhamento presencial a especialistas. Além do processo mais ágil, a CRI reduz significativamente os custos do sistema de saúde, bem como contribui significativamente para a redução do risco de condições crônicas.
Assim, para garantir o sucesso e a eficácia deste projeto, os médicos de todas as unidades participaram de um treinamento especial nos dias 11 e 12. Puderam então esclarecer dúvidas e discutir práticas para o novo modelo de atendimento.