A EXP Parking, administradora do serviço de estacionamento rotativo, a zona azul, está testando um sistema de regulamentação e fiscalização eletrônica em Poços de Caldas. Um carro equipado com o sistema Optical Character Recognition (OCR) – reconhecimento óptico de caracteres – tem circulado na área central.
O veículo com câmeras instaladas no teto tem chamado a atenção no trânsito. Embora também traga adesivos explicando que se trata de testes, os motoristas estão apreensivos com o fato de se tornar um veículo para fiscalizações de trânsito e consequentemente mais aplicações de multa.
O secretário de Defesa Social esclarece que não é isso, ele explica que a intenção é modernizar o sistema de parquímetros, inclusive oferecendo meios mais práticos e mais rápidos de regularização.
“O veículo faz a regularização automática dos veículos, para os proprietários que autorizaram no aplicativo e têm créditos. Ele também pode emitir os avisos de irregularidade”, explica e enfatiza. “Ele não faz autuações ou multas”.
As cobranças automáticas a que se refere o secretário é um esquema parecido com as tags de pedágio, onde o motorista não precisar parar nas cabines e fazer os pagamentos. Assim, quando o carro é estacionado, basta que o motorista tenha o aplicativo e saldo, ele autoriza a cobrança e assim que o veículo passar ele identifica a necessidade de regularização e debita meia hora de estacionamento.
O carro OCR é leitor automático de placas veiculares e caracteres apto a confrontar eletronicamente as informações constantes na placa com a base de dados instalada no sistema, visando uma rápida verificação de identidade e veracidade de dados, correlacionando o evento com permissões de acesso e registros de operações.