- Publicidade -
22.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Secretaria de Meio Ambiente e Organizações Protetoras de Animais alinham estratégias

- Publicidade -

A Secretaria de Meio Ambiente promoveu uma reunião com representantes da Associação de Amigos e Protetores dos Animais (Aaapa) e de representantes do Comvida. O encontro teve como principal pauta o fortalecimento da parceria entre o poder público e as organizações não governamentais, ambas comprometidas com a proteção e o cuidado dos animais no município.
Este diálogo aberto entre a Secretaria e as associações visa aprimorar as estratégias e ações em benefício dos animais, reconhecendo a importância crucial dessas instituições no amparo aos bichinhos necessitados. A colaboração mútua se apresenta como um elemento fundamental para assegurar a saúde e a segurança animal na região.
Atualmente, o Abrigo Municipal de Animais, situado na avenida Fosco Pardini, s/n, no bairro São José, é responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e passa por reformas e é lar temporário para diversos animais à espera de adoção. Esses pets, em sua maioria, são resgatados das ruas por diversos motivos, incluindo riscos à saúde pública e situações de urgência. Após serem recolhidos, passam por uma quarentena no Centro de Controle de Zoonoses para, então, serem disponibilizados para adoção, já vermifugados, vacinados e, quando possível, castrados.
O abrigo, que conta com uma equipe de quatro oficiais de controle animal, destaca-se não apenas por sua função de resgate e cuidado, mas também por sua política de não recolhimento direto de animais pela população, promovendo a adoção responsável como um de seus principais pilares. Os interessados em adotar podem visitar o abrigo de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, munidos de documento pessoal e comprovante de residência.
Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza canais de atendimento ao público para esclarecimentos e apoio, reforçando seu compromisso com a causa animal. O secretário Marcus Vinícius Ferreira de Moraes ressaltou a importância dessa parceria e realizará visitas às associações, como parte dos esforços conjuntos para intensificar os cuidados com os animais de rua, visando sempre ao bem-estar e à segurança desses seres. “É um passo significativo na construção de uma Poços de Caldas mais consciente e responsável com relação aos seus animais, evidenciando o poder da cooperação entre o governo e as entidades civis na busca por soluções efetivas para os desafios enfrentados pelos animais.”
Para Maria Cecília Gonçalves, da Associação de Amigos e Protetores dos Animais, o encontro é um marco inicial para uma colaboração efetiva e integrada com a Secretaria de Meio Ambiente. “Acreditamos que, ao unir nossos esforços, podemos promover uma guarda responsável e consciente, garantindo não só o bem-estar dos animais em nossa comunidade, mas também a saúde pública e o equilíbrio ambiental. Agora com um melhor canal de comunicação com a secretaria de Meio Ambiente, esperamos que melhorias sejam realizadas.”

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Serviço
Recolhimento dos animais: o atendimento à população pode ser feito através do CCZ pelo telefone (35) 98871-0479.
Semma – telefone (35) 3697-2020 ou 3697-2027, ou pelo e-mail: meioambientepocosdecaldas@gmail.com.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!