- Publicidade -
14.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Alcoa Poços de Caldas firma parceria com IFSuldeMinas

- Publicidade -
Representantes da Alcoa e do Instituto Federal e o secretário Municipal de Meio Ambiente Marcos Vinicius de Moraes no evento de assinatura da parceria

A Alcoa Poços de Caldas firmou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) para utilização do laboratório do Parque Ambiental da companhia e realização de pesquisas de campo nas áreas das Reservas Particular do Patrimônio Natural Retiro Branco e Morro das Árvores, ambas de propriedade da Alcoa.

A oficialização da parceria aconteceu nesta sexta-feira (1) no Parque Ambiental e contou com a presença de Fabio Martins, diretor de Operações da Alcoa Poços de Caldas; Cleber Avila Barbosa, reitor do IFSuldeMinas, além de representantes das duas instituições e do secretário municipal de Meio Ambiente de Poços de Caldas Marcos Vinicius de Moraes.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

O diretor da Alcoa Poços de Caldas relembrou que o relacionamento entre a empresa e o Instituto Federal é de longa data, sendo que esta é a quarta parceria realizada nos últimos anos. “A possibilidade de podermos contribuir com o desenvolvimento de pesquisas e na formação de profissionais mais qualificados é muito gratificante, em especial com o Instituto Federal, com quem temos construído uma relação benéfica para ambos os lados, reforçando a importância da parceria público-privada”, destaca Fabio Martins.

Os outros três projetos foram: pesquisa de alunos na RPPN Morro das Árvores para o trabalho “Ecologia da Vegetação de Campos de Altitude no Planalto de Poços de Caldas-MG”; “Monitoramento das fitocenoses remanescentes de Mata Atlântica em propriedade da Alcoa” e “Implantação de corredores ecológicos em Poços de Caldas e região”, este também firmado no início deste ano.

- Publicidade -

O IFSuldeMinas também conta com duas cadeiras no Conselho Consultivo de Relações Comunitárias da Alcoa, sendo representado por Rafael Neves e Sérgio Pedini. O Conselho tem como objetivo auxiliar a Alcoa na identificação e priorização de áreas de necessidades comunitárias e oportunidades de parcerias e colaborações significativas com a comunidade.

“É uma alegria poder celebrar esta parceria com a Alcoa, uma oportunidade única para os alunos explorarem e estudarem a biodiversidade presente no local, realizando atividades práticas e interdisciplinares que contribuirão para seu desenvolvimento acadêmico e profissional e a conservação e a sustentabilidade ambiental”, ressaltou Cleber Ávila Barbosa, reitor do IFSuldeMinas.

- Publicidade -

De acordo com Rafael Neves, diretor do campus de Poços de Caldas, essa parceria é fundamental para a infraestrutura da instituição. “As pesquisas vão envolver educação ambiental, desenvolvimento de métodos e análises de novas espécies em áreas de reflorestamento e de mata nativa para os nossos alunos dos cursos de Gestão Ambiental, Geografia e Ciências Biológicas, por meio de trabalhos de conclusão de curso e pesquisas científicas, por exemplo. O município de Poços de Caldas vai ganhar muito com a mão de obra qualificada que será formada”, observa.

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!