Poços de Caldas é a terceira melhor cidade mineira no índice de esgotamento sanitário, de acordo com dados do Censo 2022 que revelam as condições de habitação dos brasileiros, divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em primeiro lugar está Santa Cruz de Minas, Campo das Vertentes (99,52%) e em segundo Ipatinga, Vale do Rio Doce (98,54%). O índice de Poços é de 97,97%.
O recorte dos dados mostra que a cidade é a terceira com maior quantidade de domicílios com acesso à rede geral, rede pluvial ou fossa ligada à rede de esgotamento sanitário. Na região outras duas cidades, Itaú de Minas e Caxambu, estão no top 10.
“Esse tipo de levantamento é fundamental para gestores públicos, universidades e sociedade civil terem conhecimento de quais são as ações que devem ser tomadas para melhoria das condições de vida, campanhas de saúde pública”, diz Angela Guerra, supervisora estadual do Cadastro Nacional de Endereços do IBGE em MG.
Vale lembrar que a administração municipal anunciou em 2020 que o município já trata 100% do seu esgoto, após a inauguração da ETE 1 (Estação de Tratamento de Esgoto).