- Publicidade -
16.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

IMORTAL | Obras de Conceição Evaristo estão nas bibliotecas de Poços

- Publicidade -
Conceição Evaristo
Escritora mineira agora é membro da Academia Brasileira de Letras

A escritora Conceição Evaristo tornou-se uma imortal da Academia Mineira de Letras na última quinta-feira (15). Linguista e doutora em literatura, a autora de 77 anos tem obras presentes para empréstimo no Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.

Conceição Evaristo ocupará a cadeira 40, deixada pela ensaísta, romancista e poeta Maria José de Queiroz, que morreu em novembro do ano passado. Ela disputou a vaga com outros cinco candidatos e recebeu 30 de 34 votos.

- Publicidade -

Conheça a autora

Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1946, e migrou para o Rio de Janeiro (RJ) na década de 1970. É graduada em letras pela UFRJ, mestre em literatura brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996), e doutora em literatura comparada pela Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011).

Em 1990, passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. É autora de grandes obras como Ponciá Vicêncio (2003), Becos da memória (2006), Poemas de recordação e outros movimentos (2008), Insubmissas lágrimas de mulheres (2011), Olhos d’água (2014), Histórias de leves enganos e parecenças (2016) e Canção para ninar menino grande (2018).

- Publicidade -

Além disso, já recebeu os prêmios Camélia da Liberdade (2007), Ori (2007) e Jabuti (2015). Em 2019 foi a grande homenageada do 61° Prêmio Jabuti como personalidade literária. Em 2023 foi agraciada com o Prêmio Juca Pato como Intelectual do Ano e laureada com o prêmio Elo no Festival Internacional das Artes de Língua Portuguesa.

Vale lembrar que a escritora já foi a autora indicada pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas, dentro da campanha Leia Mulheres Negras, no ano passado.

- Advertisement -

Obras disponíveis para empréstimo

Livro Olhos D'Água
Livro Olhos D’água está no acervo da biblioteca Centenário

As obras “Insubmissas lágrimas de mulheres” e “Olhos D’água”, que utilizam linguagem poética para valorizar a cultura afro-brasileira, estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca.

“Insubmissas lágrimas de mulheres” é um retrato de solidariedade e afeição feminina, por tocar no que é essencial, no que move, no que aproxima e une mulheres e, em especial, mulheres negras. Já em “Em Olhos d’água” Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem.

A biblioteca Centenário fica na praça Getúlio Vargas, Centro (prédio da Urca). O contato pode ser ser feito pelo telefone 3697-2375 (WhatsApp) e o horário de funcionamento é das 8h às 17h30.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!