- Publicidade -
14.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Flipoços anuncia ator Guilherme Terreri, a Rita von Hunty

- Publicidade -
Rita von Hunty é referência na cultura drag (fotos: divulgação)

Guilherme Terreri Lima Pereira, mais conhecido pelo nome artístico Rita von Hunty, é uma das ilustres presenças confirmadas no Flipoços 2024. Ele estará no Festival no dia 02 de maio, quinta-feira, às 17h30, no Palco Central – Coreto Cultural da Vila Literária, na mesa “As crônicas de Rita von Hunty”.

Guilherme se formou em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). É professor, ator, comediante e youtuber.

- Publicidade -

Em 2013, durante o carnaval, decidiu dar vazão à sua veia artística ao ir a uma festa, caracterizado como Rita von Hunty. Lá recebeu um convite para fazer um trabalho para uma empresa, dando início à sua personagem drag. Ele criou o personagem para quebrar estereótipos sobre drag queens, como ser uma caricatura do feminino ou superficial. Seu nome advém de Rita Hayworth, famosa atriz americana dos anos 40. “Hunty” é uma gíria da comunidade drag para demonstrar afeição ou carinho e “von” remete à realeza.

Flipoços

Ator que criou Rita von Hunty
Ator vem ao Flipoços para comentar a criação da personagem

Em Poços de Caldas, o ator não estará “montado” exatamente para contar sobre a criação da personagem, que hoje é um ícone e uma referência na categoria drags. Além disso, baseado na temática do Festival, Guilherme terá muitos casos para contar dos anos todos como performer de Rita von Hunty.

- Publicidade -

Participa com ele desta conversa o escritor e jornalista Valmir Moratelli, que é doutor em Comunicação pela PUC-Rio e autor do livro “A invenção da velhice masculina”, fruto de sua tese de doutorado. É colunista da revista Veja, professor da ESPM e diretor de cinema. Seu livro anterior, “Armários Abertos”, traz depoimentos sobre identidades LGBTQIAPN+. Valmir desenvolve pesquisas sobre envelhecimento, representação de gêneros, masculinidade e novas formas de linguagens audiovisuais.

Entre os filmes que dirigiu, estão “Rosa – A narradora de outros Brasis” (2023), vencedor do festival de Vassouras como Melhor Documentário; “Corpo São” (Primebox, 2022), sobre pessoas gordas; e “Prateados – A Vida em Tempos de Madureza” (Globoplay, 2021), sobre as temáticas do envelhecimento brasileiro.

- Advertisement -

Valmir participa ainda no dia 03 de maio, às 18h, da mesa “Representações do homem idoso: machismo, patriarcado e etarismo na História das Artes” com a apresentação de Marcelo Abuchala e Alexandre Ribeiro.

A 19ª edição do Flipoços na primeira Vila Literária de Minas Gerais vai acontecer de 27 de abril a 05 de maio, no Parque José Affonso Junqueira.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!