- Publicidade -
25.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Projeto levou aulas semanais de yoga a duas escolas municipais

- Publicidade -
Prática do yoga leva diversos benefícios para os jovens (fotos: Michelle Veloso)

​O ano de 2023 foi marcado por uma atividade pioneira na rede municipal de ensino. Através de edital de chamada pública para concessão de patrocínio da secretaria municipal de Promoção Social, as escolas José Mamud Assan e Wilson Hedy Molinari receberam a oficina “Praticando Yoga”, que ofereceu aulas semanais como atividades extracurriculares e complementares, atendendo a crianças e adolescentes de sete a 16 anos.

​O yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com posturas e exercícios respiratórios que auxiliam para controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem-estar e disposição.

- Publicidade -

Segundo a organização do projeto, um dos objetivos principais do projeto foi a integração e inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. ​Para Rejane Sartori, instrutora e proponente, foi muito gratificante perceber as mudanças na postura e consciência corporal dos estudantes.

“O projeto Praticando Yoga me ensinou muito. Não tem coisa melhor que ouvir deles mesmos que estão respirando melhor, que sempre lembram de alinhar a coluna, que se lembram das coisas que aprendem com yoga no dia a dia deles, que estão dormindo melhor, que conseguem diminuir a ansiedade respirando corretamente. Por isso, a importância de facilitar o acesso ao yoga para jovens e crianças”, ressaltou.

- Publicidade -

​Outros benefícios do yoga na adolescência são: melhora o humor; aumenta a concentração, acalma a mente e o corpo; aumenta a força física, agilidade e flexibilidade; estimula o domínio da linguagem e expressão, controla a ansiedade, desenvolve pensamento positivo; ajuda a enfrentar dificuldades na adolescência; estimula a autoconfiança e autoaceitação.

Crianças e adolescentes tiveram acesso ao yoga por meio do projeto

​Fabrine Dias Veiga, professora referência do projeto na escola municipal José Mamud Assan, comentou sobre a realização da atividade. “É muito importante a execução de projetos como esse em nossa escola. Fazemos questão de apoiar e dar o suporte necessário para que pessoas como a Rejane possam contribuir no desenvolvimento de nossos jovens e suas famílias. As atividades extracurriculares são muito importantes para todos nós aqui da Mamud Assan, agradeço a presença de toda comunidade, isso também nos fortalece enquanto educadores. Apesar de despendermos maior energia para organização das atividades, nosso trabalho enquanto educadores acaba sendo potencializado de alguma forma. O yoga contribui para que a turminha se acalme e absorva melhor o que a escola tem a oferecer”, destacou.

- Publicidade -

​O projeto “Praticando Yoga”  teve apoio importante da Carvalho Agência Cultural durante elaboração e aprovação, e do Coletivo Semear Responsa, que tem oferecido o suporte em questões práticas e executivas com o objetivo de fortalecer o ensino integral nas escolas municipais.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!