NenNesta sexta-feira (9), a Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou a operação Smurfing, cumprindo mandados de busca e apreensão em Extrema (MG) e Guarulhos (SP). A ação visa desarticular uma organização suspeita de lavagem de dinheiro, estelionato e promoção do jogo ilegal Tiger’s Fortunes, conhecido como Jogo do Tigrinho. A investigação tem como foco um influencer de Extrema e a namorada dele.

Os policiais das delegacias regionais de Pouso Alegre e Extrema apreenderam celulares, notebooks e documentos, além de vários veículos, incluindo três importados de alto padrão.




Em Extrema, a busca ocorreu na residência de um influenciador digital que conta com 200 mil seguidores no Facebook, quase 90 mil no Instagram e cerca de 250 mil no TikTok. Além disso, ele a namorada podem ter faturado cerca de R$ 14 milhões às custas de quem acessava do o jogo de azar eletrônico.
A investigação continuará com a análise dos objetos apreendidos, além do levantamento dos sigilos bancários e fiscais dos envolvidos. Dessa forma, nenhuma prisão ocorreu durante a operação.
Operação Smurfing
O termo “Smurfing”, originado da série animada “Os Smurfs”, faz alusão ao fracionamento de transações financeiras para evitar detecção, sendo a primeira fase da lavagem de capitais denominada “colocação” ou “placement”.
Jogo do Tigrinho
O “Tiger’s Fortunes” é uma forma de entretenimento semelhante a uma máquina de caça-níqueis, considerado ilegal pela Lei de Contravenções Penais. Portanto, os jogadores buscam combinações de figuras iguais para ganhar prêmios, colocando-os em conflito com as normativas legais.
Agora, a polícia aprofunda a investigação, buscando desvendar os detalhes desse esquema criminoso.