- Publicidade -
16.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Poços inova no esporte paralímpico com introdução da esgrima

- Publicidade -
Esgrima paralímpica
Projeto é realizado por meio de parceria entra a Adefip e o Comitê Paralímpico de Esgrima (foto: divulgação)

Em um movimento pioneiro no sul de Minas, Poços de Caldas introduz a esgrima paralímpica em seu repertório de modalidades esportivas. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre a Associação de Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip) e o Comitê Paralímpico de Esgrima.

A cerimônia de lançamento da modalidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário municipal de Esportes Fernando dos Santos, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Esgrima Ivan Schwantes e Marcelo Gualberto, técnico de esgrima da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE). Aproximadamente 15 atendidos já estão inscritos para iniciar as atividades neste mês de fevereiro.

- Publicidade -

A esgrima em cadeira de rodas é uma prática esportiva que exige não apenas habilidade física, mas também agilidade mental, estratégia e raciocínio rápido. É um esporte inclusivo, acessível a pessoas com amputações, lesão medular ou paralisia cerebral, e promove não apenas a competição, mas também a reabilitação e a superação de limites pessoais.

O Brasil tem um histórico de sucesso na esgrima paralímpica, com Jovane Guissone conquistando o primeiro ouro para o país na modalidade durante os Jogos Paralímpicos de Londres em 2012. 

Ana Paula Gonçalves Tranche, presidente da Adefip, expressou seu entusiasmo com o projeto, destacando o desejo de oferecer aos atendidos uma modalidade que desafie suas capacidades e promova a reabilitação. “É mais um sonho sendo concretizado. Sempre quisemos trazer para a instituição algo que trabalhasse o potencial do ser humano, mostrando a eles que são capazes de fazer algo na cadeira de rodas”, afirmou Ana Paula.

Fernando dos Santos, secretário de Esportes, também comemorou a chegada da nova modalidade, reforçando o compromisso da cidade com o fomento ao esporte e à inclusão. “A chegada da esgrima paralímpica a Poços de Caldas representa um marco importante para a cidade, destacando-se como um exemplo de inclusão e diversidade esportiva.”



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!