- Publicidade -
20.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

“Cadastre Aí”: Defesa Civil estadual realiza blitz educativa em Poços

- Publicidade -


Com o objetivo de divulgar o sistema de alertas da Defesa Civil de Minas Gerais, aconteceu na manhã desta quarta-feira (24) uma blitz educativa nas imediações na sede da Guarda Municipal. A blitz contou com a presença do sargento Wander, agente regional da 18ª Redec, do coordenador da Defesa Civil Municipal Mauro Barbosa Filho e equipe local. A ação contou ainda com apoio da Polícia Militar e Demutran.
A campanha ‘Cadastre Aí’ já percorreu diversos municípios em Minas Gerais, divulgando o Sistema de Alertas da Defesa Civil. O cadastro é realizado de forma gratuita. Basta enviar um SMS para o número 40199 e digitar seu CEP para começar a receber diretamente no seu celular, e sem necessidade de internet, o sistema de alertas da Defesa Civil. Uma ferramenta eficaz para informar a população sobre mudanças repentinas do tempo, seja em uma onda de calor ou riscos de enchentes e alagamentos no período chuvoso.
Para o sargento Wander, a campanha é uma oportunidade de ampliar o número de cadastros para que o cidadão possa receber os alertas e fazer seu planejamento no dia a dia, evitando áreas de alagamentos, com informações em tempo real. A campanha está sendo desenvolvido em todas as 19 regiões da Polícia Militar em Minas Gerais.
O sargento Wander, da Defesa Civil estadual, coordenou os trabalhos durante a blitz
O coordenador da Defesa Civil municipal destaca o trabalho em conjunto com o governo do Estado. “Esta é uma campanha de suma importância, em parceria com o governo estadual para orientação neste período chuvoso. A Defesa Civil trabalha com cinco premissas, sendo a principal a prevenção. O sistema de alertas é um importante aliado neste sentido, pois as pessoas podem evitar locais de alagamento e se prevenir a partir dos avisos enviados no celular”, ressalta Mauro Barbosa.
No estado, 1,2 milhão de pessoas estão cadastradas no serviço e já recebem os alertas. A meta com a campanha Cadastre Aí é aumentar este número. A campanha é desenvolvida pelo Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Teve início em setembro do ano passado, com uma blitz educativa em Belo Horizonte.
A ação também continua nas redes sociais da Defesa Civil Estadual (@defesacivil_mg) onde, além de receber alertas meteorológicos que envolvem todo o estado, os seguidores também têm acesso a dicas de segurança para temas específicos, como alagamentos, deslizamentos de terra, vendavais e raios.

Como os alertas chegam ao seu celular
Trata-se de um trabalho em conjunto, em que a Defesa Civil Estadual estabelece uma parceria com os órgãos responsáveis por realizarem o monitoramento meteorológico, como Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais/Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Simge/Igam) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os plantonistas da Defesa Civil recebem destas agências os devidos alertas, avisos e previsões relativos ao tempo e ao clima, e também a possibilidade de ocorrência de eventos naturais adversos. A partir disso, os alertas são disparados pela plataforma de Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), do Governo Federal. As informações são repassadas às 18 regionais de Defesa Civil, para que elas também possam se preparar com antecedência.
Dentre os tipos de alertas que podem ser enviados pelo sistema, estão incluídos avisos sobre tempestades, áreas sujeitas a alagamento, risco geológico, baixa umidade do ar, onda de calor, entre outros fenômenos meteorológicos que possam representar perigo para os mineiros.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!