- Publicidade -
22.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Começam nesta sexta-feira inscrições para o concurso unificado; confira como fazer

- Publicidade -
Foto Rovena Rosa-Agência Brasil

Começam nesta sexta-feira (19) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado. O certame vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais.

No ato da inscrição, feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU), único mecanismo de pagamento que valerá para o concurso. O prazo segue até 9 de fevereiro.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

As provas serão aplicadas em 5 de maio em 220 cidades, distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. A taxa de inscrição será R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior.

Estão isentos candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que cursam ou cursaram faculdade com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), assim como doadores de medula óssea.

- Publicidade -

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela condução do concurso, recomenda leitura cuidadosa dos editais, “potencializando as trajetórias profissionais e acadêmicas dos candidatos”.

Em nota, a pasta destacou que a proposta é democratizar o acesso aos quadros federais e permitir que candidatos alinhem suas vocações às oportunidades oferecidas.

- Publicidade -

Um dos destaques do certame é a possibilidade de utilizar as listas de classificação também para a ocupação de vagas em cargos temporários, sendo que, se o candidato aceitar um cargo temporário, continuará na lista de espera dos outros cargos. O concurso terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

“Pessoas aprovadas para cargos que, porventura, não sejam o da primeira opção selecionada no momento da inscrição, continuarão em lista de espera para o principal posto desejado”, reforçou o Ministério.

Como exatamente vai funcionar o processo de inscrição para o CNU?

Escolha do Bloco Temático

Ao se inscrever, os candidatos terão a oportunidade de escolher entre os 8 blocos temáticos, cada um representando uma área de atuação específica. Esta escolha determinará as opções de vagas disponíveis para você competir.

Indicação de Cargo/Carreira

Dentro do bloco temático escolhido, você terá que indicar seu cargo ou carreira de preferência. Este é um passo crucial, pois define as posições específicas que você estará disputando. A ordem de preferência que você determinar para os cargos também ser levada em consideração durante o processo de seleção.

Opção por vaga específica

Se preferir focar em uma vaga específica dentro do bloco temático, você tem essa opção. A inscrição para uma vaga específica é uma escolha válida para os candidatos que têm uma clara preferência por uma posição em particular.

Avaliação do desempenho e preferência

O processo de seleção levará em conta não apenas o desempenho dos candidatos na prova, mas também a ordem de preferência indicada por eles para os cargos. Portanto, é importante considerar cuidadosamente suas escolhas ao se inscrever, pois isso impactará diretamente suas chances de sucesso.

Sobre o Concurso Nacional Unificado

Os aguardados Editais do Concurso Nacional Unificado (CNU) foram publicados! São ofertadas 6.640 vagas + Cadastro de Reserva em 21 órgãos do Governo Federal, e as etapas dividem-se por oito Blocos Temáticos. As inscrições serão entre 19/01/2024 a 09/02/2024, e as provas serão no dia 05/05/2024.

Certifique-se de ler atentamente cada Edital para estar completamente informado sobre todas as etapas do concurso.

(Fonte: Agência Brasil e aprovaconcursos.com.br)



- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!